Como aceitar compras parceladas no cartão?

Em Problemas em máquinas de cartão por André M. Coelho

Pagar com um plano de parcelamento não é uma ideia nova. As pessoas vêm fazendo isso há décadas em grandes compras de vida, como casas e carros. Mas aqui está uma reviravolta: e se seus clientes pudessem comprar mais mercadorias ou serviços “diários” de sua loja com um plano de parcelamento? E se essas compras funcionassem como as compras regulares de cartão de crédito ou de débito e pudessem ser feitas através do gateway de pagamento existente? E se os seus clientes pudessem comprar em prestações através dos seus cartões existentes, sem ter que preencher um novo pedido de crédito? E se tais compras fossem completamente isentas de juros? Isso daria aos seus clientes uma opção de pagamento nova e atraente e, provavelmente, aumentaria sua conversão de vendas.

Leia também

Entender como aceitar o parcelamento no cartão em sua empresa é o primeiro passo para conseguir atingir novos consumidores e expandir consideravelmente suas vendas.

Compra parcelada no cartão de crédito: como acontece?

As empresas de cartões fornecem serviços de parcelamentos para comerciantes em todo o mundo. Veja como funciona: você passa a usar o gateway de pagamento ou máquina de cartão como uma das suas opções de pagamento, oferecendo a seus clientes a opção de pagar por prestações regulares, em vez de com uma cobrança de cartão de crédito tradicional.

Quando o cliente escolhe a opção de parcelar, ele também seleciona o número de parcelas com as quais deseja pagar. A empresa de cartões autoriza o valor total da compra no cartão de crédito existente do cliente e, em seguida, cobra pela primeira parcela – imediatamente ou quando o item de compra é enviado. A cada mês, a empresa reautoriza o saldo pendente quando a autorização anterior está prestes a expirar. Em seguida, cobra o cartão de crédito do comprador até que o plano de parcelamento seja concluído.

Parcelando no cartão

Parcele vendas no cartão para expandir seu negócio e ter mais lucro. (Foto: Merchant Maverick)

Parcelamento no cartão e juros

Os clientes podem tomar decisões de compra mais fáceis e mais confiantes quando tem a opção de parcelas sem juros. Aproximadamente 2/3 dos clientes online abandonam seus carrinhos de compras e não seguem uma compra contemplada. Com o parcelamento sem juros, seus clientes têm uma nova opção de pagamento atraente que lhes permite gerenciar melhor seu fluxo de caixa e orçamento enquanto usam seu cartão existente. Uma opção de pagamento adicional oferece aos seus clientes mais opções e conveniência. Isso pode ser útil, especialmente se um cliente estiver contemplando a compra de um item de grande valor.

A questão é que o parcelamento sem juros pode ficar mais caro para o lojista ou só estar disponível para um certo número de parcelas. Em outros casos, o parcelamento sem juros ou com juros menores só está disponível a partir de um volume X de vendas.

Como oferecer vendas parceladas?

Os clientes hoje  em dia tendem a estar mais sintonizados com o lado comercial da tecnologia e novas maneiras de fazer compras. Eles esperam conveniência, escolha e um checkout rápido e seguro. Um bom gateway ou operadora de máquinas de cartão lhes dá todas essas coisas automaticamente, inclusive calculando os juros e custos do parcelamento automaticamente.

Vale a pena oferecer vendas parceladas?

As vendas parceladas torna mais fácil para os comerciantes obterem conversões, pois permitem que você ofereça aos seus clientes mais opções de pagamento, uma série de agendamentos de pagamentos parcelados e uma ferramenta que os ajuda a gerenciar seu fluxo de caixa. Você pode também passar a oferecer descontos para pagamentos à vista, o que pode se tornar mais um atrativo para diversos clientes.

Você ofereceria vendas parceladas aos seus clientes? Por que? Quais as vantagens que você acha que existem no parcelamento?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário