Loja virtual: quanto custa? Como planejar?

Em Comparativo de máquinas de cartão por André M. Coelho

Talvez você já tenha se perguntado quanto custa a abrir uma loja online. Talvez você acha que deveria ter algum problema para toda essa ideia de e-commerce que está aparecendo nas notícias. Talvez você ache que valha a pena investir em uma opção de aluguel.

No artigo de hoje, veremos quanto, na verdade, são os investimentos para abrir uma loja virtual, e o planejamento necessário para que dê certo.

Quanto custa uma loja virtual?

Para você abrir sua loja virtual, você terá que investir. É verdade que muitas lojas virtuais e plugins para sites são gratuitos para integrar em sua loja. Você geralmente não paga mensalmente para usar a plataforma. No entanto, ao construir sua loja virtual, você terá alguns custos.

Leia também

Dependendo do que você deseja instalar em sua loja online – algum recurso específico – você pode ter custos mensais, como com um plano de e-mail de marketing ou cálculo de frete por transportadora.

Esses investimentos devem ser levados em consideração quando você está planejando seu e-commerce.

Vamos ver:

1. Custos com hospedagem e domínio da loja virtual

Seus primeiros custos para configurar sua loja voirtual será a contratação de um serviço de hospedagem e com o nome do domínio.

Assim, sua loja virtual estará em uma plataforma base, com o uso do plugin de loja virtual provavelmente. Seu e-commerce seguirá a mesma lógica da criação do site na plataforma.

Com uma loja virtual, você tem a liberdade de escolher qual serviço de hospedagem de web melhor se adapta à sua necessidade.

Ao pagar por hospedagem e domínio, você também tem custos de desenvolvimento e implantação. Você precisará comprar um tema (que melhor se encaixa no conceito de sua loja) e implementá-lo.

Nesse caso, você pode contratar uma empresa especializada para fazer todo esse processo para você.

É legal enfatizar que o envolvimento de um profissional é sempre bem-vindo. A aparência técnica e a experiência sempre fazem a diferença!

2. Custos com gateway de pagamento

Ao planejar sua loja virtual, você deve explicar o investimento que você terá na contratação de um gateway de pagamento. Afinal, seus clientes precisam ter uma maneira de pagar pelos produtos, certo?

Muitos proprietários de lojas esquecem de pensar em vendas e custos de envio (veremos mais sobre isso abaixo).

Com os plugins e plataformas diferentes, você tem várias opções de gateway.

Vale a pena lembrar que cada uma das opções de gateway disponíveis tem taxas diferentes. Você deve escolher o que mais se encaixa sua necessidade.

Investimentos em loja virtual

Invista em uma loja virtual com planejamento para que seu dinheiro nãos seja jogado fora. (Imagem: Pinterest)

3. Custos para envios na loja virtual

Outro investimento importante (e que muitas vezes passa despercebido pelos lojistas virtuais) é as despesas com envios de produtos.

Você geralmente pode fazer a remessa de seus produtos via correios ou sua transportadora preferida. Plugins e APIs oferecem a integrtação do cálculo aos seu site.

É verdade que seu cliente paga pelo preço de frete. Mas a logística da retirada do produto da loja para o local onde será enviado para o cliente deve ser pensado.

Despesas para o produto até o despacho devem ter sua atenção ao planejar seu e-commerce.

4. Recomendado: certificado digital SSL

Agora, como uma recomendação, sua loja online será mais segura e transmitirá essa segurança para o consumidor com o certificado digital SSL.

O certificado SSL criptografa informações. Ou seja, todas as informações pessoais que você solicita ao seu cliente, como CPF, RG, número do cartão de crédito, endereço, é criptografado para que nenhum hacker malicioso possa interceptar e usá-lo.

Essa proteção é essencial para que seu cliente confie que os dados que estão passando para sua loja serão seguros.

Você pode obter o seu certificado SSL de diferentes plataformas. Há também opções de certificado gratuitas, como vamos criptografar e cloudflare, por exemplo. Nossa dica é sempre para você avaliar qual opção melhor se adapta às suas necessidades.

Vale ressaltar que as lojas virtuais com certificado SSL melhoram seu posicionamento nos mecanismos de pesquisa, como o Google e o Yahoo.

Planejamento da loja online é essencial

Como você pode ver, os investimentos que você fizer para criar sua loja virtual estão relacionados à estrutura e funcionalidade, que devem ser planejados para reduzir os custos e colocar na sua loja virtual apenas o essencial.

Na estrutura você tem custos com o domínio, hospedagem, desenvolvimento e implementação do tema. Para as funcionalidades, você investe em gateways de pagamento e envio de produtos.

Outra recomendação de investimentos é adquirir SSL de certificado digital, que garante e transmite a segurança aos seus clientes.

Esperamos que este artigo tenha ajudado melhor a visualizar os custos de configuração de uma loja virtual. Se você gostou, deixe nos comentários sua opinião!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário