Leitor de cartão x Máquina de cartão: quais as diferenças?

Em Comparativo de máquinas de cartão por André M. Coelho

Não importa o tipo, os leitores de cartão de crédito reúnem os dados necessários do titular do cartão quando um comprador passa o cartão. Esses dispositivos, então, transmitem os dados do cartão a um provedor de serviços para autorização e, posteriormente, dão os recursos ao comerciante. Terminais tradicionais executam todas essas funções através de uma máquina estacionária.

Esses leitores podem ser divididos em duas categorias: as máquinas de cartão e os leitores de cartão. Vamos explicar um pouco de cada um.

Máquina de cartão tradicional

Ao utilizar uma máquina tradicional, os comerciantes devem comprar ou arrendar o próprio terminal. Junto com isso, pode ser necessário um sistema de ponto de venda, que inclui software operacional e hardware necessário para fazer e processar vendas. Algumas formas de funcionamento dessas máquinas ocorrem por meio de uma conexão com o telefone fixo do local ou através de uma conexão com a internet do computador desktop. Quando o terminal está operacional, os clientes precisam apenas passar seus cartões pela máquina para fazer compras.

Leia também

Os tradicionais terminais de cartão de crédito já existem há algum tempo e apresentam diversas vantagens distintas. Por exemplo: Os terminais tradicionais são capazes de processar não apenas cartões de crédito e débito, mas também cartões de presentes e, às vezes, cheques. Podem também serem usadas para colocar crédito em aparelhos celulares.

As compras remotas são possíveis através da entrada de chave, em que um funcionário digita os detalhes do cartão manualmente para clientes que ligam ou enviam pedidos. Além disso, as empresas que usam esse modelo estão expandindo suas opções de compra, oferecendo a oportunidade de comprar online.

Preços razoáveis, já que cada compra resulta em tarifas baixas. No entanto, os terminais tradicionais também podem exigir contratos operacionais mensais.

Os métodos tradicionais de processamento são ideais em algumas circunstâncias diferentes. Os usuários de terminais tradicionais podem não ter a necessidade da liberdade de portabilidade, já que administram empresas físicas, como lojas ou restaurantes, e dificilmente trabalham em campo. Além disso, nem todos estão ansiosos para mudar para métodos tecnológicos, pois é difícil adaptar a tecnologia. No entanto, aqueles que exigem a conveniência da portabilidade, como comerciantes de artesanato ou paisagistas, recebem os gostos do processamento de cartão de crédito móvel.

Máquinas de cartão tradicionais são maiores, mais resistentes, e geralmente capazes de imprimir comprovantes. Elas podem ser sem fio, fixas, ou ter uma conexão com redes de dados móveis.

Diferenças entre máquina e leitore de cartão

Uma máquina de cartão é mais completa e funciona de forma independente, já um leitor de cartão é dependente de um smartphone, tablet, ou plataforma POS para funcionar. (Foto: Southeastern Data)

Leitor de cartão de crédito e débito

Leitores de cartão de crédito e débito portáteis permitem que os comerciantes conectem um pequeno e conveniente leitor via USB, Bluetooth ou até pelo conector de fone de ouvido a dispositivos como smartphones ou tablets. Ao comprar o dispositivo e instalar o aplicativo correspondente, esses leitores podem armazenar dados, transmitir pagamentos e fornecer recibos de compra. Eles também têm várias vantagens adicionais.

Esses leitores são 100% portáteis; como eles não estão vinculados a um telefone fixo e podem ir a qualquer lugar que seu dispositivo móvel vai. É ideal ter um telefone celular separado apenas para negócios, no entanto, para manter as informações separadas e seguras.

Os leitores de cartão de crédito portáteis funcionam em uma simples conexão com a Internet, como Wi-Fi ou 4G, mas isso gera várias ameaças e o uso de um software antivírus é recomendado.

Os custos de usá-los são mínimos, já que a taxa para transações é bem semelhante à das máquinas tradicionais, pois ambos usam os mesmos sistemas.

Trabalhadores de serviços móveis, como vendedores ambulantes, serviços de entrega, entre outros podem se ver melhor servidos por leitores de cartão. Eles oferecem a mesma segurança, mas mais portabilidade e praticidade em relação a máquinas de cartão tradicionais. São também geralmente mais baratos para a compra. Porém, podem ter mais limitações para os tipos de cartões aceitos, e não aceitar ticket alimentação, por exemplo.

Qual tipo de máquina de cartão escolher?

Obviamente, as necessidades de pagamento variam de acordo com o comerciante, e essas necessidades ditarão se o processamento de cartão tradicional ou móvel é o ajuste certo. Mas é benéfico ter diferentes opções de processamento, pois esses proprietários de empresas querem agradar seus clientes. Então, o que é mais importante? A confiabilidade dos métodos tradicionais ou a conveniência do celular? Você decide de acordo com o que julgar melhor para sua empresa e claro, analisando os custos que isso vai trazer.

Qual tipo de máquina de cartão você usa? O que te ajudou a decidir pelo tipo de máquina de cartão?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário