EMV na máquina de cartão: o que é?

Em Como pedir máquina de cartão por André M. Coelho

Desde sua introdução, a tecnologia de chips EMV tem melhorado consideravelmente a segurança de cartão de crédito aprimorada, a fraude de pagamento reduzidas, a EMV também permitiu que os clientes usassem seus cartões no exterior com maior conveniência e confiança.

O que são cartões de crédito EMV e como eles protegem empresas e consumidores da fraude de pagamento?

EMV: o que é?

A abreviação de cartões de crédito “Europay, MasterCard e Visa”, os cartões de crédito EMV vêm com “chips inteligentes” incorporados que oferecem uma proteção muito maior contra a fraude do que seus colegas tradicionais de faixas magnéticas.

Leia também

Como o cartão com chip ajuda na segurança do pagamento?

Os chips de segurança incorporados que acompanham a tecnologia EMV são muito difíceis de clonar. Para preencher com êxito uma transação na loja em um terminal de cartão habilitado para EMV, a versão original do cartão (e chip) deve estar fisicamente presente.

Todos os cartões de crédito e débito no Brasil tem hoje um chip EMV.

Como funciona a tecnologia EMV?

A tecnologia EMV pode armazenar muito mais informações do que os cartões de crédito magnéticos. Essa tecnologia permite que esses cartões de crédito mantenham dados criptografados, o que ajuda a proteger contra fraudes de pagamento na loja. Melhor ainda, esses dados criptografados são dinâmicos, o que significa que as informações podem mudar com o tempo.

Sempre que a tecnologia EMV Chip é usada para um pagamento na loja:

O cliente “encaixa” seu cartão em um leitor de chips no terminal de ponto de venda (POS)

O chip EMV gera um código de transação exclusivo que nunca mais pode ser usado (por mais ninguém)

Esses códigos de transação impedem que os cartões de crédito EMV sejam comprometidos. Mesmo que caiam nas mãos erradas, os cartões fraudulentos não conseguem gerar os códigos adequados.

Como o resto do mundo já adotou a tecnologia EMV Chip, o uso de cartões EMV ajuda a remover restrições ao comprar pessoalmente de comerciantes em todo o mundo.

Por que a tecnologia EMV continua crescendo?

A tecnologia EMV Chip é inerentemente mais segura do que os cartões de crédito herdados. Em vez de deslizar uma faixa magnética clonável no ponto de venda, os cartões EMV devem ser encaixados ou aproximados a um leitor de chips dedicado. Como esses chips de segurança são tão difíceis de copiar, as compras pessoais se beneficiam de uma proteção de fraude muito maior

Com as regras de responsabilidade em vigor, bancos e comerciantes emitidos por cartões são incentivados a fazer a transição para a tecnologia EMV mais segura. Não fazer isso os expõe a multas exorbitantes se ocorrer fraude de pagamento

A maioria dos novos cartões EMV e leitores baseados em chips vem com a tecnologia de comunicação de campo próximo (NFC) que permite pagamentos sem contato. Em vez de deslizar fisicamente o plástico no terminal, os clientes podem simplesmente acenar seu plástico através do leitor – resultando em transações mais rápidas (e mais seguras)

Embora as regras de responsabilidade possam ser a força motriz por trás da ampla adoção de EMV, a transição é muito auxiliada pela segurança aprimorada da tecnologia EMV, maior velocidade e conveniência incomparável.

Chip EMV em cartão

O chip EMV é uma tecnologia de segurança para os cartões, garantindo uma camada extra para sua proteção. (Imagem: IDFC)

Que equipamento é necessário para aceitar cartões de chip EMV para pagamentos na loja?

Começar com a tecnologia EMV é muito mais fácil do que a maioria das pessoas imagina.

Como consumidor, tudo o que você precisa é de um cartão de crédito com um chip de segurança EMV. Como a maioria dos bancos emitidos por cartões envia plástico EMV, a maioria dos clientes em todo o país carrega cartões de chip em suas carteiras.

Como comerciante, você precisa de uma máquina de cartão de crédito que possa ler corretamente a tecnologia EMV. No entanto, isso não significa investir em vários terminais. Todos os leitores de cartão atualmente vêm com um encaixe para a leitura dos chips.

A maioria dos terminais EMV agora vem com tecnologia NFC para pagamentos sem contato. Isso permite que os comerciantes aceitem pagamentos sem fio com segurança feitos usando carteiras de plástico ou EMV com dados de cartão de crédito armazenados

Melhor ainda, você não precisa investir em um terminal POS dedicado para começar a aceitar pagamentos de EMV. Algumas maquininhas móveis permitem que os comerciantes transformem seus smartphones e tablets existentes em leitores portáteis de cartão de crédito que podem processar com segurança pagamentos feitos por meio de tecnologia sem contato ou em chip EMV.

A tecnologia EMV afeta os pagamentos on-line?

Se você é um comerciante de comércio eletrônico, pode continuar usando seu gateway de pagamento atual sem alterações adicionais no seu fluxo de checkout. Isso ocorre porque não há distinção entre os cartões de crédito com ou sem EMV ao fazer compras on-line. Em ambos os casos, os clientes iniciam transações de cartões não presentes (CNP) que não exigem listras magnéticas ou chips de segurança incorporados.

Para garantir que todas as suas vendas on-line se beneficiem do final em proteção contra fraudes, implemente as melhores práticas para garantir seu site de comércio eletrônico.

Chip EMV e segurança nas transações

Assim como a tecnologia EMV protege instituições financeiras e comerciantes, ela também protege os consumidores. Quando um cliente usa um cartão ou dispositivo habilitado para EMV na finalização da compra, ele nunca sai da mão. Isso por si só ajuda a reduzir a potencial fraude “interna” cometida por um funcionário.

O código de transação exclusivo que os cartões EMV criam também fornece tranquilidade para os usuários. Eles sabem que estão melhor protegidos contra fraudes e abusos ao fazer compras na loja usando a tecnologia EMV Chip.

O cenário de pagamentos está evoluindo rapidamente, com muitos bancos, comerciantes e consumidores, compreensivelmente preocupados com a fraude.

Embora não exista uma solução única que possa proteger completamente contra o abuso de pagamentos, a tecnologia EMV é uma das maneiras mais eficazes de ajudar a prevenir fraudes pessoais.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário