Como planejar sua empresa para começar a receber cartões?

Em Como pedir máquina de cartão por André M. Coelho

Aceitar cartões de crédito em sua empresa, tenha você um local físico ou opere apenas online, é uma maneira comprovada de atrair e reter mais clientes. Isto é devido, em parte, ao fato de que muitas pessoas gostam de ter a opção de usar seus cartões de crédito como pagamento.

Embora exista uma quantidade significativa de informações sobre como aceitar cartões de crédito, este artigo fornece uma visão geral das várias áreas que você precisa considerar ao adicionar esse método de pagamento à sua empresa.

Cartão de crédito para empresa e serviços comerciais

Você pode ouvir esses termos e imaginar qual é a diferença entre eles e o que eles significam para você como proprietário de uma empresa. Serviços comerciais são todo o processo de lidar com pagamentos, enquanto o processamento de cartão de crédito é apenas um componente disso. Por exemplo, os serviços comerciais também podem permitir que você aceite outros tipos de pagamento, como cartões de débito, pagamentos internacionais, pagamentos móveis, pagamentos com carteira digital e muito mais.

Leia também

Sua conta de serviços comerciais também fornece o gateway de pagamento e sistemas de terminal ou POS (se você planeja fazer transações com cartão). Eles também podem fornecer o software para pagamentos online e móveis, bem como ferramentas de segurança e conformidade.

Taxas de processamento de cartão

Pode haver uma longa lista de taxas associadas ao processamento do cartão de crédito, dependendo da empresa com a qual você trabalha para lidar com essas transações. Algumas taxas são necessárias, enquanto outras podem ser negociadas a um preço mais baixo ou completamente eliminadas.

Alguns exemplos de possíveis taxas de processamento de cartão de crédito incluem uma taxa anual ou de inicialização, que só pode ser cobrada no primeiro ano ou contínua como parte de uma manutenção anual de sua conta. Há taxas de extrato para a visualização de versões em papel ou online de seus extratos mensais de conta de comerciante. Ao fechar uma conta, algumas empresas cobram uma taxa de rescisão, especialmente se você tiver assinado um contrato com ela e estiver tentando sair dela.

Uma taxa de transação é uma taxa mínima cobrada para cada transação. Isso normalmente varia, dependendo do valor em dólar e do volume de transações que sua empresa faz em termos de pagamentos com cartão de crédito. Quanto menor o volume de processamento do cartão de crédito, maiores as taxas de transação.

Muitas vezes confundida com uma taxa de transação, a taxa de desconto envolve uma porcentagem de cada transação com cartão de crédito e é baseada no tipo de cartão que sua empresa aceita para pagamento. Como existem diferentes tipos de cartões de crédito, você precisará se familiarizar com eles e entender os vários custos envolvidos na aceitação de cada um deles.

Se você planeja processar o cartão de crédito pessoalmente, precisará de equipamentos que você compra ou aluga de seu parceiro de processamento de pagamento. Isso também irá incorrer em taxas e encargos. No entanto, se você só fizer pagamentos online, esse custo não faz parte da equação do seu negócio.

Um dos maiores problemas para as empresas hoje são as taxas de estorno, que estão sendo vinculadas mais ao que é chamado de “fraude amigável”, com os consumidores tentando deixar de pagar por mercadorias ou serviços que receberam. As taxas de estorno estão associadas a qualquer disputa que um consumidor abra com sua empresa de cartão de crédito relacionada a uma cobrança em sua declaração de que está questionando. Essa taxa pode rapidamente se tornar muito cara e também levar à perda de receita do produto devolvido ou do serviço reembolsado.

Como aceitar cartões

Planeje seu negócio para aceitar cartões para obter melhores resultados mais lucros. (Foto: Merchant Maverick)

Conhecendo as máquinas de cartão de crédito

Como observado anteriormente, nem todas as empresas precisam de equipamentos para processar cartões de crédito. Se você estiver executando uma loja regular, provavelmente precisará de equipamentos de Ponto de Venda, como um terminal de cartão de crédito. No entanto, se você estiver operando um food truck ou quiosque, provavelmente só precisará de um leitor de cartão móvel para o tablet ou smartphone que possa usar para processar cartões de crédito. Um negócio online não precisa necessariamente de nenhum equipamento, mas pagará uma taxa de gateway e estabelecerá um sistema de cartão de compras.

Um negócio e um ambiente arriscados

A palavra “risco” é comumente usada na indústria de cartões de crédito. Isso ocorre porque você pode ser considerado um negócio arriscado para se associar em termos do setor em que trabalha, o que pode ter um nível mais alto de estornos ou outros tipos de fraude. Alguns exemplos incluem jogos online, leilões, mercadorias internacionais, vendas de produtos farmacêuticos online etc.

Além disso, uma empresa de processamento de cartão de crédito analisará há quanto tempo você está no negócio e até sua própria pontuação de crédito para determinar o nível de risco envolvido em fornecer a você com serviços de cartão de crédito. Isso geralmente determina o custo do processamento do cartão de crédito para você.

O outro aspecto do risco relacionado ao processamento de cartão de crédito é o aumento do número de violações de dados de hackers, phishing e outros esquemas em que criminosos exploram vulnerabilidades na tecnologia usada para processar cartões de crédito. Portanto, as ferramentas de gerenciamento de riscos e segurança se tornam os aspectos mais importantes da sua estratégia geral de aceitação de pagamentos.

Como selecionar um parceiro de processamento de cartão de crédito?

Nem tudo é obter o menor preço possível. Existem alguns critérios específicos que você deseja procurar em um parceiro de processamento de cartão de crédito para garantir que você possa oferecer a melhor experiência do usuário para seus clientes. Isso significa que seu parceiro de processamento de cartão de crédito deve fornecer segurança, conformidade, educação, ferramentas e recursos de valor agregado, serviço e suporte.

Quando você lida com informações confidenciais de outras pessoas, deseja garantir a segurança de violações de dados e não colocar seus negócios em risco. Além disso, com o aumento das regulamentações de conformidade, você precisa de um processador de cartão de crédito que possa garantir a atualização nesta área ou você estará prejudicando seus negócios novamente. Um sistema confiável de processamento de cartão de crédito também é fundamental, especialmente se você estiver oferecendo pagamentos online e seus clientes quiserem comprar a qualquer hora do dia ou da noite.

Por fim, seu parceiro de processamento de cartão de crédito precisa entender a natureza exclusiva de seus negócios. Se você estiver em um setor mais propenso a fraudes, é importante trabalhar com uma empresa disposta a acomodar esses problemas e fornecer um plano de gerenciamento de riscos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário