Como limpar máquina de passar cartão?

Em Problemas em máquinas de cartão por André M. Coelho

Como qualquer outro dispositivo tecnológico, uma máquina de cartão de crédito não é imortal – e nem estamos diante de certos germes. No entanto, é fácil esquecer a influência que uma máquina de cartão pode ter na propagação de doenças virais. Ou até no que a sujeira pode fazer com os eletrônicos da máquina de cartão.

Seu motivo para limpar um terminal de pagamento determinará com que frequência e com que freqüência você deseja higienizá-lo, o que veremos mais adiante. Primeiro, essas são as principais razões pelas quais as empresas limpam suas máquinas de cartão:

Leia também

Para impedir a propagação de germes na máquina para passar cartão

É lógico quando você pensa sobre isso: cliente após cliente inserirão seus PINs com os mesmos botões, talvez segurando o terminal nas mãos. Os funcionários da caixa registram os recibos, tocam no teclado e movem-no pelo balcão.

Se alguém com uma infecção bacteriana deixa seus germes na superfície e outra pessoa a pega, o ônus é da pessoa que não sabe lavar as mãos antes de tocar no rosto para evitar a infecção. É mais responsável por uma empresa desinfetar a máquina de cartão regularmente para impedir que isso aconteça.

Para prolongar a vida útil do dispositivo no terminal de cartão

A tecnologia é delicada sob sua superfície. Os detritos que deslizam pelas fendas entre os botões do teclado PIN podem mexer com a tecnologia, causando problemas repentinos ou graduais.

Da mesma forma, o slot do cartão pode acumular sujeira no interior, o que pode prejudicar a tecnologia de leitura do cartão. Portanto, manter a máquina de cartão limpa ajuda a prolongar sua vida útil.

Como limpar a máquina de cartão?

Então, como você deve limpar ou desinfetar um terminal de cartão? Existem diferentes maneiras de fazer isso. Mas não se esqueça de desligar o cartão antes de limpar as máquinas de cartão.

Se você só precisa mantê-lo limpo e não precisa considerar germes, basta se concentrar em remover óleos, poeira, detritos, fibras, alimentos, sujeira etc. Se você deseja reduzir a probabilidade de espalhar bactérias, desinfetar as superfícies torna-se necessário. Nós cobrimos os dois passos a seguir.

O que usar para limpeza geral?

Um pano macio e úmido mergulhado em uma solução de sabão com apenas uma gota de detergente em um copo pequeno de água morna. Os panos de microfibra são bons, mas qualquer pano macio e sem fiapos pode funcionar. Use um pano seco para áreas mais sensíveis do terminal.

O que usar para desinfecção?

Use lenços desinfetantes descartáveis, especificamente para dispositivos eletrônicos, ou um pano macio pulverizado com spray desinfetante para produtos eletrônicos. Um terminal de botão de pressão pode precisar de toalhetes ou spray diferentes dos de um terminal inteligente com tela de toque, pois este possui uma camada protetora que pode ser afetada por soluções de álcool.

Limpeza de diferentes partes da máquina de cartão

Limpando o slot do cartão: use um cartão de limpeza feito especificamente para os leitores de cartão. Use apenas álcool ou outra solução à base de solvente se você souber que o modelo do seu terminal pode aceitá-lo (alguns fabricantes desaconselham).

Números: não pulverize qualquer líquido diretamente na máquina de cartão. Se você estiver usando um pano descartável ou um pano reutilizável, verifique se não está tão úmido que pode deixar gotas de líquido na superfície. Deve estar úmido, mas torça-o primeiro se a umidade for excessiva. Especialmente as aberturas, como a ranhura do cartão ou lacunas ao redor dos botões, não devem ter exposição à umidade, pois isso pode penetrar no maquinário interno e danificá-lo.

Terminal de cartão liimpo

Faça a limpeza do terminal de cartão para ter uma máquina sempre bem cuidada. (Foto: Mobile Transaction)

Cuidados ao limpar as máquinas de cartão

Antes de limpar a máquina do cartão de crédito pela primeira vez, leia as instruções do fabricante para esse processo. Certas coisas, como o tipo de produto de limpeza usado, podem anular a garantia do dispositivo.

Se a máquina de cartão estiver conectada a uma tomada, desconecte-a e desligue o terminal (se possível).

Esfregue cuidadosamente o exterior da máquina de cartões com o pano ou pano, uma superfície de cada vez. Seja particularmente cuidadoso com os botões e os lados onde as pessoas tendem a agarrar o terminal. Se uma área ficar muito molhada, limpe-a imediatamente com um pano seco ou uma toalha de papel.

Use o cartão de limpeza (para slots de chip e de deslizar) de acordo com as instruções do fabricante.

Lave as mãos depois. Ligue novamente a máquina de cartões, se já estiver desligada.

Com qual frequência limpar a máquina de cartão?

A frequência com que você deve limpar a máquina de cartão depende das perguntas: Existe um bom motivo para limpá-la com mais frequência em seu tipo de negócio? Atualmente, sua cidade está com algum surto de virose? Nesse caso, você deve limpá-la o mais rápido possível – neste último caso, (idealmente) após cada vez que ela for tocada por um cliente.

Se você deseja apenas mantê-la limpa para que ela dure mais, uma vez por semana pode ser suficiente ou com mais frequência se você trabalha na indústria de alimentos ou em outros ambientes onde o terminal pode acumular sujeira facilmente. Quaisquer que sejam as circunstâncias, se notar sujeira no terminal, limpe-o imediatamente.

Como limpar e desinfetar cartões de crédito?

Você sabia que os cartões de crédito e débito em sua carteira podem ser as coisas mais contaminadas em sua bolsa? Assim como o dinheiro cheio de germes, os cartões de pagamento podem espalhar bactérias. É por isso que recomendamos limpar os cartões regularmente de uma das seguintes maneiras:

Limpe o cartão com um pano desinfetante e deixe secar.

Use um pano úmido para limpar todo o cartão e, em seguida, uma borracha para remover a acumulação, especialmente na faixa magnética (pode não remover todas as bactérias).

Use um desinfetante de luz UV, que mata 99,9% das bactérias na superfície.

Outras maneiras de evitar a propagação de germes, bactérias e vírus pelas máquinas de cartão

E se houver muita dificuldade em limpar o terminal da placa com tanta frequência quando você estiver tentando impedir a propagação de germes? Existem alguns hacks que você pode implementar.

Mantenha a máquina do cartão de crédito atrás do balcão, longe do alcance dos clientes. Quando alguém precisar pagar com cartão, incentive o cliente a usar sem contato enquanto segura o terminal.

Se um cliente não puder pagar sem contato, entregue o terminal ao cliente para efetuar um pagamento com chip e PIN e limpe-o antes que a próxima pessoa lide com ele.

Os terminais PDV inteligentes com tela de toque podem ser usados ​​com um protetor de tela. Se o seu fabricante proibir o uso de soluções à base de álcool no dispositivo, o uso de uma tampa de tela pode permitir a higienização com álcool, desde que você tome cuidado para não passar pela tela.

Enrole o terminal em filme plástico ou outro plástico, limpe com uma solução desinfetante toda vez que ele for manuseado por um cliente e troque a tampa diariamente.

Para alguns modelos de máquinas de cartão, você pode comprar uma tampa de borracha (“capa úmida”) para caber no teclado, principalmente para protegê-lo de derramamentos de líquidos. Isso também pode facilitar a limpeza, por exemplo, removendo-a após cada entrada de PIN e limpando-a rapidamente, sem a necessidade de desconectar ou desligar o terminal.

Certifique-se de que a equipe siga uma rotina de lavagem das mãos para se livrar dos germes potencialmente capturados durante a limpeza ou use luvas de proteção (limpas).

Na sua empresa, avalie quais rotinas funcionariam melhor para você, treine funcionários para segui-las e tome cuidado para não ficar muito relaxado com as etapas. A higienização pode ser entediante, mas os ganhos são maiores do que você imagina.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário