Como configurar pagamento recorrente?

Em Comparativo de máquinas de cartão por André M. Coelho

Um pagamento recorrente, também chamado de assinatura, cobrança recorrente ou pagamento automático, é um pagamento processado eletronicamente que se repete de acordo com um cronograma predefinido. As empresas geralmente estabelecem pagamentos recorrentes para cobrar taxas para associações, assinaturas, aulas  e serviços. Os pagamentos recorrentes exigem que os clientes assinem um formulário de autorização único.

A maneira mais fácil de aceitar pagamentos recorrentes é com um processador de pagamento tudo em um ou conta de comerciante que lida com os pagamentos, mas também possui software para gerenciar o processo de cobrança e os recursos de segurança para proteger as informações de seus clientes.

Leia também

O que é um pagamento recorrente?

Independentemente de qual processador ou solução de faturamento você opte por gerenciar pagamentos recorrentes, as etapas básicas são as mesmas: os clientes se inscrevem em uma fatura de cobrança recorrente ou recorrente e você os cobra em intervalos designados. Idealmente, você salvará as informações de pagamento do cliente em arquivo para que as cobranças sejam automatizadas.

Quanto custa aceitar pagamentos recorrentes?

As taxas recorrentes de processamento de pagamento são tipicamente uma pequena porcentagem do total da transação. Cada provedor de pagamento define suas taxas de processamento de cartão de crédito, alguns acrescentam valores às taxas mensais da conta. Varia muito de acordo com o volume de vendas mensal que você tem.

Você também deseja considerar outros serviços de processamento de pagamento ou vantagens que esses fornecedores oferecem. Benefícios de valor agregado, como o conjunto gratuito de gerenciamento de negócios ou recursos de gerenciamento de reservas, podem ser o fator decisivo.

Quem deve usar pagamentos recorrentes?

Os pagamentos recorrentes baseados em fatura são ideais para:

Provedores de serviços: cuidados com gramado, limpeza da casa, treinamento pessoal e assistência à infância podem processar pagamentos repetidos automáticos por meio de faturas únicas ou em lote.

Taxas mensais de aulas: clubes de fitness, academias, provedores de aulas de música, estúdios de dança e empresas de tutoria podem executar faturas e pagamentos automatizados mensalmente.

Serviços de assinatura ou clubes de venda: os clubes do vinho e os programas de fidelidade da loja podem usar pagamentos recorrentes para automatizar as vendas ou taxas mensais de clubes.

Pagamentos decorrentes para o negócio

Pagamentos recorrentes ajudam a manter recursos chegando para sua empresa e mantendo os negócios em dia. (Imagem: Mashable)

Negócios por assinatura: os vendedores de caixa de assinatura usam sites e mercados on-line para vender assinaturas e executar cobranças recorrentes automaticamente para assinantes antes do envio de caixas programadas.

Academias de e-learning: as empresas de e-learning tornam o conteúdo e as instruções do curso on-line acessíveis de forma contínua por meio de uma compra on-line com pagamentos recorrentes programados.

Blogs de associação com conteúdo restrito: os blogueiros informativos podem gerenciar o acesso ao conteúdo somente para membros usando pagamentos recorrentes de associação.

Serviços on-line: pagamentos recorrentes sãoo que torna possível todos os tipos de serviços on -line, incluindo software como serviço (SaaS), publicidade on -line, produtos para jogos, provedores de serviços virtuais e aplicativos móveis.

Se você está vendendo algo on-line que renova automaticamente ou exige pagamentos automáticos periódicos, precisará de um processador de pagamento que possa lidar com as transações recorrentes. Quanto mais fácil você chegar aos clientes, melhor.

Como sua empresa se beneficia de pagamentos recorrentes?

Existem dois benefícios enormes na criação de um modelo de pagamento recorrente para o seu negócio:

Economiza tempo: em vez de configurar manualmente as faturas ou ligar para os clientes para pagamento, o faturamento automático pode economizar horas do tempo de seus funcionários ou a todos os funcionários a cada ciclo de cobrança.

Oferece receita previsível: os modelos de associação e assinatura oferecem às empresas um fluxo de receita mais estável do que o faturamento ad hoc, pois é mais fácil prever receita quando você souber quanto os clientes pagarão antecipadamente.

Todos os benefícios não são apenas para empresas. Os clientes desfrutam da conveniência de uma opção de pagamento de set-it-effing-it, que é especialmente ideal para as necessidades ou serviços que eles usam de forma consistente e não desejam o serviço interrompido.

Como configurar pagamentos recorrentes?

O passo a passo varia um pouco dependendo dos diferentes provedores de serviços, mas o sistema é mais ou menos o mesmo para todos:

Geralmente o processo começa com a criação de um plano de assinatura seguido por adicionar um assinante a um plano manualmente ou através de uma fatura.

Criando um plano de assinatura:

1. Você pode visualizar uma lista dos seus planos de assinatura recorrentes no painel Helcim. Isso permite atualizar e ativar assinaturas que aparecerão no seu site e portal de clientes. Você também pode adicionar manualmente assinantes daqui, começando clicando no plano específico.

2, Um menu aparecerá na tela depois de clicar no plano de assinatura. Escolha “assinantes” e clique em “Novo assinante”.

3. Revise os detalhes da assinatura antes de atribuir um cliente a um plano.

Criando uma fatura recorrente:

1. Para adicionar um novo assinante usando uma fatura recorrente, crie uma fatura indo para o painel principal, clique em Faturamento -> Faturas. Clique no botão “Nova fatura” no canto superior direito da tela.

2. Você recebe opções para o tipo de fatura que deseja criar. Outro permite que você especifique o status da fatura (o status padrão é “devido”).

3. Em seguida, especifique os detalhes da fatura e adicione o nome do cliente antes de clicar no botão “Salvar alterações”. Isso gerará automaticamente um número de fatura.

4. Você pode transformar essa fatura simples em uma fatura recorrente. Clique no botão suspenso “Ações” e escolha “Faça recorrente”.

5. Especifique a frequência de cobrança junto com a data de início e o número de pagamentos/ciclos e clique em “Criar”. Esta fatura será enviada toda vez que um pagamento recorrente foi feito.

Adicionando manualmente um assinante em faturas recorrentes:

1. Vá para a lista de plano de assinatura em gerenciamento de assinatura e clique em um plano específico. Isso o levará aos detalhes do plano de assinatura. Clique no botão “Novo assinante” no canto superior direito da tela.

2. Digite o nome do cliente pesquisando o banco de dados do seu cliente. Clique em “Adicionar” e você será notificado de que um cliente foi inscrito com sucesso em uma nova assinatura.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário