10 erros no controle de vendas no cartão

Em Problemas em máquinas de cartão por André M. Coelho

Infelizmente, muitas novas empresas não têm procedimentos adequados de controle de vendas no cartão. Em vez disso, é comum que eles emitam faturas e esperem o pagamento rápido e não acompanham seus clientes. Isso resulta em muitas faturas não pagas e problemas de fluxo de caixa. Neste artigo, procuramos delinear alguns dos erros no controle de vendas no cartão e como solucioná-los.

1. Problemas de faturamento no controle de vendas

A menos que uma empresa apresente condições claras de pagamento para seus clientes, é possível que possam ser confundidos e causar problemas no processo de controle de vendas. Por exemplo, eles podem não perceber quando um pagamento é devido ou quais métodos de pagamento são aceitos.

Leia também

Para evitar possíveis confusões, e um cliente usando um tipo de pagamento não aceito, é melhor que uma empresa inclua cláusulas específicas em suas faturas e cartas de engajamento que contemplam condições de pagamento. Deixe claro quando e onde os pagamentos por cartão serão aceitos.

2. Faturamento lento no controle de vendas

A maneira mais básica de uma empresa melhorar seu processo de controle de vendas é automatizando o controle de pagamentos dos clientes o mais rápido e com mais precisão possível. Depois de enviar uma fatura, também é melhor levar tempo para confirmar com os clientes para ver se eles receberam a cobrança. Após isso, automatize para o pagamento ir direto para o registro, de forma a não ficar faltando no seu controle de vendas.

É muito comum você realizar cobranças e ou colocar o pagamento antes dele ser quitado ou esquecer de registrar os pagamentos.

3. Confundir as processadoras de pagamentos por cartão

Os métodos de pagamento preferidos de um negócio podem não ser o que é mais conveniente para seus clientes. Isso é especialmente verdadeiro para empresas de comércio que usam mais de uma máquina de cartão. Quanto mais opções um negócio fornece a seus clientes, mais fácil é que eles resolvam seus pagamentos, mas mais complicado fica o controle de vendas

Os gateways de pagamento são tecnologias que podem ser usadas para ajudar a processar vários métodos de pagamento do cliente. Estes não incluem apenas pagamentos de cartão de débito ou cartão de crédito, mas também formas alternativas de pagamentos.

Um gateway de pagamento pode registrar automaticamente suas vendas. Integrado com um bom software de controle de vendas, você poderá automatizar o registro das vendas nos cartões.

Erros no controle de vendas

O controle de vendas no cartão pode ter problemas, e é necessário cuidar das finanças para evitar problemas. (Imagem: AARP)

4. Não verificar o crédito dos clientes antes do pagamento

As verificações de crédito são o processo de necessário de aprender os hábitos financeiros de um cliente. Por exemplo, uma empresa pode obter informações sobre a frequência com que um cliente deixa suas faturas sem pagar. Infelizmente, menos da metade dos negócios verificam seus clientes, o que significa que eles geralmente estão oferecendo serviços para clientes que não podem, ou não estão dispostos a pagar.

Pior ainda, esses clientes vão gerar chargebacks e custos para sua empresa.

Para evitar este problema, será necessário que você verifique o crédito dos clientes antes do controle de vendas. É um processo de triagem, que muitos gateways de pagamento já fazem de forma automatizada.

5. Não usar as ferramentas certas para controle de vendas

O controle de vendas torna-se mais complexo como um negócio cresce e começa a emitir uma quantidade crescente de faturas por mês. Isso não só resultam em mais móveis para acompanhar, mas lidar com e-mails, telefonemas e anotações escritos podem adicionar confusão ao manusear vários clientes.

Você precisa automatizar o processo de controle de vendas o quanto antes na sua empresa, pois a gestão manual gasta energia e recursos essenciais da sua empresa.

6. Não ter um processo para emitir cobranças recorrentes ou vencidas

O controle de vendas deve ser um objetivo coletivo de uma empresa como todos os funcionários devem ser responsáveis ​​por trabalhar para a saúde financeira do negócio. Procedimentos formais são frequentemente necessários para simplificar os processos internos e garantir que todos estejam na mesma página.

Software de controle de vendas também são úteis, pois podem automatizar os procedimentos estabelecidos por seus usuários, economizando tempo e melhorando o fluxo de caixa, minimizando o tempo que seus clientes passam perseguindo faturas, e o tempo que sua equipe gasta procurando clientes para pagamentos.

7. Não incentivando o pagamento antecipado antes do controle de vendas

Às vezes, a melhor maneira de incentivar os clientes a resolver suas faturas precocemente é criar incentivos para que eles façam isso. Ao emitir uma fatura para os clientes, deixe claro que os pagamentos atrasados ​​podem incorrer em taxas e pagamentos de juros.

Se uma empresa decidir emitir faturas ao longo da duração da prestação de serviços, aconselhe os clientes que os bens ou serviços não podem ser fornecidos até que tenham liquidado suas faturas.

8. Não chamando clientes para cobranças em vendas

Um estudo do caçador descobriu que, enquanto 80% das faturas não pagas podem ser coletadas por meio de e-mails somente, às vezes isso não é suficiente. É fácil para os clientes ignorarem e-mails ou mensagens lembrando-os para resolver seu pagamento se tiverem a oportunidade de fazê-lo.

No entanto, ignorar a perseguição frequente se torna muito mais difícil para seus clientes se você ligar diretamente para eles. Ao falar diretamente com eles, seus clientes terão mais tempo justificando pagamentos atrasados no controle de vendas. Além disso, se houver possíveis problemas para resolver, você pode discutir com eles em tempo real, em vez de gastar alguns dias enviando um e-mail para frente.

9. Não há condições de pagamento diferenciadas no controle de vendas

É incrível quantas vezes eu encontrei uma empresa que não declara suas condições de pagamento dentro de seus termos e condições. Sem estas condições de pagamento, seu cliente claramente não saberá quando deveriam estar pagando uma fatura e, portanto, as chances de seu pagamento sendo atrasada é muito alta.

Eu recomendo afirmando-os claramente em seus termos e condições, além de colocar quaisquer consequências para o pagamento atrasado, e, posteriormente, garantir que seu cliente esteja de acordo com as condições de pagamento.

10. Não tendo aceitação adequada para o controle de vendas

Se você não tiver aceitação adequada de todos na empresa para o sistema, o controle de vendas vai ter falhas. Tem que tomar muito cuidado, fazer treinamentos apropriados, e aumentar a eficiência dos controles. Ou você vai acabar com vários registros conflitantes ou errados, o que poderá prejudicar muito sua empresa.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário