Tudo que você precisa saber sobre a Caixa Crescer

Em Tipos de máquinas de cartão por André M. Coelho

O mercado de microfinanciamento atende cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Com esse crescimento, várias instituições financeiras estão buscando oferecer produtos e serviços para atender a demanda por esse tipo de serviço financeiro. A CAIXA, através do Caixa Crescer, vem oferecer serviços de microcrédito e produtos de microfinanças para micro e pequenos empreendedores que buscam expandir seus negócios.

Vamos entender os benefícios da CAIXA Crescer e o mercado de microfinanças no Brasil.

O que é microfinanças?

O termo “microfinanças” descreve a gama de produtos financeiros (como microempréstimos, produtos de microsseguro, etc) que as instituições de microfinanças (IMFs) oferecem aos seus clientes. As microfinanças começaram nos anos 1970, quando os empreendedores sociais começaram a emprestar dinheiro em larga escala para os trabalhadores pobres.

Leia também

Historicamente, o objetivo das microfinanças era o alívio da pobreza. Por muitos anos, as microfinanças tinham esse objetivo social primário e, portanto, as IMFs tradicionais consistiam apenas de organizações não-governamentais (ONGs), bancos de microfinanças especializados e bancos do setor público. Mais recentemente, o mercado vem evoluindo. Por exemplo, algumas IMFs sem fins lucrativos estão se transformando em instituições que buscam lucros para alcançar maior força, sustentabilidade e alcance de mercado. Eles estão sendo unidos no mercado de microfinanças por empresas de financiamento ao consumido. A CAIXA, através do CAIXA Crescer, vem oferecer esses serviços. Embora a maioria das IMFs ainda considere a redução da pobreza a meta principal, vender mais produtos para mais consumidores é a principal motivação de muitos novas empresas nesse mercado.

Produtos e serviços de microfinanças do programa CAIXA Crescer

Os seguintes produtos e serviços estão sendo oferecidos pelas IMFs e pela CAIXA Crescer:

Microcréditos

Microcréditos são empréstimos que tem um valor pequeno. Esses empréstimos são geralmente emitidos para financiar empresários que administram microempresas. Exemplos de microempresas incluem o fabrico de cestos, costura, venda ambulante e criação de aves. A taxa média de juros global cobrada sobre os microempréstimos é baixa. Embora possa parecer altas as taxas, é muito menor do que outras alternativas disponíveis (como emprestadores de dinheiro locais informais, os agiotas). Além disso, as IMFs devem cobrar taxas de juros que cubram os custos mais elevados associados ao processamento de transações de microempréstimos que exigem muito trabalho. A CAIXA Crescer oferece o microcrédito de giro para seus clientes de microfinanças, além de crédito consignado.

Microsseguro

Indivíduos que vivem em países em desenvolvimento tem mais riscos e incertezas em suas vidas. Por exemplo, há mais exposição direta a desastres naturais, como deslizamentos de terra, e mais riscos relacionados à saúde, como doenças transmissíveis. O microsseguro, como sua contrapartida não micro, agrupa riscos e ajuda a fornecer gerenciamento de risco. Mas, diferentemente de sua contrapartida tradicional, o microsseguro permite apólices de seguro que têm prêmios muito pequenos e montantes de apólices. Exemplos de apólices de microsseguro incluem seguro agrícola e políticas que cobrem saldos pendentes de micro-empréstimos no caso de um mutuário morre. Devido aos altos índices de despesas administrativas, o microsseguro é mais eficiente para as IMFs quando os prêmios são cobrados juntamente com os pagamentos de microcrédito. A caixa oferece o seguro odonto, seguro família, e seguro quita dívida no setor das microfinanças.

Sistemas de pagamento

Expandindo em sua atuação, as empresas que oferecem serviços e produtos de microfinanças passaram a oferecer também sistemas para aceitar pagamentos de cartão. A CAIXA oferece uma máquina (maquininha TOP) que se conecta a smartphones e tablets para aceitar pagamentos por cartão, com taxas e valores bem competitivas com os concorrentes do ramo.

Caixa Crescer

A Caixa Crescer é um produto da Caixa para possibilitar o microcrédito para o micro e pequeno empresário, em condições mais favoráveis. (Foto: YouTube)

O que o microcrédito CAIXA significa para você?

O desenvolvimento e crescimento do mercado de microfinanças afeta mais do que apenas aqueles que estão envolvidos ou contemplando os serviços de microfinanças. Veja como isso pode afetar você:

Como investidor

Os investidores institucionais com foco no retorno estão agora fazendo investimentos relacionados a microfinanças. O microfinanciamento está começando a oferecer oportunidades de investimento para todos os investidores. Os bancos locais e regionais são geralmente os primeiros a integrar os investimentos em microfinanças nas suas carteiras, enquanto os grandes bancos internacionais preferem atualmente fornecer financiamento a outros bancos, IMFs ou ONGs. Até empresas de financiamento ao consumidor podem ter exposição a atividades de microfinanças. Como investidor, você pode querer verificar se as empresas nas quais está investindo têm exposição a microfinanças e, em caso afirmativo, se as características de risco-retorno dessas atividades são atraentes para você. Para empresas e investidores, aqueles que optam pelas microfinanças podem desenvolver negócios mais sustentáveis a médio e longo prazo devido aos custos reduzidos das microfinanças.

Como profissional de finanças

O microfinanciamento requer conhecimento financeiro altamente especializado, bem como uma combinação única de habilidades, como conhecimento de ciências sociais, idiomas e costumes locais. Novas carreiras estão surgindo para atender a essas demandas exclusivas. Para profissionais de finanças, isso significa que novas carreiras estão se abrindo para aqueles que têm essa combinação única de habilidades e experiências. Além disso, os papéis tradicionais de carreira estão se desfazendo à medida que o microfinanciamento reúne profissionais com históricos variados para trabalhar em equipes colaborativas. Você pode se tornar um parceiro da CAIXA Crescer e contribuir para que uma comunidade de empresários cresça.

Como um indivíduo

Alguns acreditam que estamos vivendo em um tempo em que a pobreza pode ser erradicada. O que a erradicação da pobreza significa para você como indivíduo depende em grande parte de sua filosofia pessoal. Você pode recebê-lo como uma conquista fundamental na história da humanidade. Você também pode celebrar a possibilidade de que cada um de nós possa comprar e vender um ao outro. Os indivíduos que procuram fazer parte deste fenômeno de erradicação da pobreza podem eles mesmos começar a empreender usando o microcrédito como ferramenta. Com um bom plano de negócios e parceria da CAIXA Crescer, você poderá ter um negócio de sucesso com pouco capital em mãos.

https://youtu.be/dCz_yn5vQoY

Vale a pena usar o CAIXA Crescer?

O capital e a expertise estão cada vez mais fluindo para as microfinanças. O aumento da concorrência pode ser visto entre as IMFs. À medida que continuarem a desenvolver suas capacidades operacionais internas, mais do potencial da maioria do mercado será atendido. Participantes importantes, como agências de classificação e investidores institucionais, também estão entrando no mercado, sinalizando o fato de que um verdadeiro mercado está se desenvolvendo. Embora o microfinanciamento esteja ocorrendo desde a década de 1970, agora é muito mais relevante para investidores, profissionais de finanças e indivíduos. Especificamente, você pode querer participar das microfinanças como um cliente ou investidor, e o CAIXA Crescer pode te ajudar para ser um cliente nesse mercado e te ajudar a crescer como empreendedor.

O que acha do CAIXA Crescer? Já usou os serviços?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário