Consultoria financeira empresarial, o que é?

Em Como pedir máquina de cartão por André M. Coelho

Quando se trata de administrar seu dinheiro, patrimônio, garantir seu futuro, tentar construir e elaborar um plano eficaz para o cumprimento dos objetivos de investimento, é muito benéfico optar por serviços de consultoria financeira. Um consultor financeiro profissional ajuda você a tomar decisões de investimento informadas e ajuda você a obter essa objetividade. Mas vale a pena? Como funciona?

O que é a consultoria financeira?

Os serviços de consultoria financeira fornecem uma ampla gama de vantagens para as empresas, auxiliando-as na gestão de investimentos, planejamento financeiro, planos de aposentadoria, seguro de vida ou invalidez, e dando-lhes total controle sobre as práticas. Os inúmeros benefícios desfrutados pelas empresas e pessoas físicas com esses serviços de consultoria financeira contribuem para uma vida financeira muito mais tranquila.

Leia também

Como funciona a consultoria financeira?

Os consultores financeiros trabalham com empresas ou indivíduos para planejar seus futuros financeiros, oferecendo informações e orientações sobre tópicos que incluem impostos, investimentos e decisões de seguro. Frequentemente chamados de consultores financeiros, esses consultores trabalham em estreita colaboração com os clientes para oferecer aconselhamento financeiro personalizado. Os consultores também podem direcionar a compra e venda de ações e títulos para seus clientes. Alguns consultores trabalham para empresas de consultoria que se concentram nas necessidades financeiras de negócios ou setores específicos.

Os consultores se reúnem pessoalmente com os clientes para avaliar sua situação financeira e apresentar um plano financeiro que inclua metas financeiras de curto e longo prazo. Os consultores auxiliam os clientes nas decisões de planejamento financeiro de aposentadoria, educação, despesas do dia-a-dia e investimentos. Eles se reúnem regularmente com os clientes para avaliar como as mudanças na vida, como casamento, mudança de emprego ou nascimento de um filho, afetarão o plano financeiro do cliente. Além disso, muitos consultores são licenciados para comprar e vender produtos financeiros, como apólices de seguro, ações e títulos.

Os consultores gastam muito do seu tempo alcançando clientes em potencial e construindo uma base de clientes sólida. Isso significa que os consultores costumam viajar ou trabalhar em horários não tradicionais para se reunir com os clientes em suas casas ou empresas. Os consultores também podem oferecer aulas ou seminários de planejamento financeiro para alcançar clientes em potencial.

Mas o que mais o consultor poderá te oferecer?

1. O consultor financeiro pessoal torna suas finanças mais objetivas

A falta de objetividade pode causar muitas desvantagens para uma empresa ou suas finanças, como reduzir o desempenho em sua relação de investimento ou até mesmo eliminá-la. Decisões precipitadas de investimento podem desfazer meses e anos de trabalho árduo. As decisões devem ser tomadas com visão objetiva e as negociações devem ser executadas com uma análise sem emoção.

A tomada de decisão deve ser feita de forma profissional e racional e uma empresa de consultoria financeira adequada ajuda a fornecer essa objetividade. Eles podem ajudar a garantir que você esteja bem informado, estabelecendo decisões de investimento positivas e objetivas, dando conselhos necessários ou mesmo tomando decisões de investimento em nome da empresa ou suas finanças.

Mesmo que o mercado ou a economia sejam instáveis ​​por natureza, a consultoria ajuda a administrar os negócios e suas finanças sem problemas. Escolher o veículo de investimento certo é crucial, mas o momento de sua entrada e saída nas decisões é igualmente vital.

2. Planejamento financeiro ajuda a economizar tempo

A gestão do dinheiro envolve muitas habilidades e o investimento é complexo entre elas. Tanto em termos de tempo quanto de dinheiro, contribui muito para ser um investidor de sucesso. Deve haver uma compreensão adequada do mercado e das capacidades financeiras e da situação dos negócios e das suas finanças. Caso contrário, o investimento torna-se um jogo.

É necessário muito aprendizado neste campo, juntamente com o estudo contínuo das mudanças nas tendências do mercado. Uma empresa, por si só, pode desperdiçar muito do valioso tempo de seus funcionários estudando o mundo dos investimentos. Você também pode não ter todo o tempo necessário para aprender por isso, é melhor terceirizar os serviços de consultoria financeira. São uma equipe de profissionais que ajudam a gerir facilmente a sua carteira de investimentos. Você está livre para direcionar sua atenção para atividades mais frutíferas e produtivas quando estiver livre dessa responsabilidade tediosa. Deve ser entendido que tempo é dinheiro e deve ser considerado um fator importante ao se considerar a realização de serviços de consultoria financeira.

Consultoria financeira na prática

Uma boa consultoria financeira será capaz de proporcionar um bom suporte e estrutura para sua vida pessoal ou sua empresa. (Imagem: divulgação)

3. Consultoria financeira para reduzir os impostos

Uma boa firma de consultoria financeira garante que seu dinheiro está trabalhando duro para você ao máximo possível. Isso envolve a minimização de sua responsabilidade fiscal futura e presente.

O sistema tributário da maioria dos países é difícil e complexo de navegar. Um pequeno erro pode levar a enormes perdas financeiras em impostos desnecessários. A tributação pode ter vários caprichos, como uma oportunidade menos atraente que pode ser mais eficaz muitas vezes. Em muitos casos, a tributação pode prejudicar os investimentos.

Além disso, investimentos de aparência perfeita também podem resultar em uma cobrança de imposto que pode prejudicar sua renda pessoal e geralmente ocorre em um momento completamente errado. Um consultor financeiro está bem ciente de todas essas armadilhas e permitirá que você torne suas finanças o mais eficientes em termos de impostos possível.

Antes de prosseguir com um investimento, os consultores certificam-se de que todas as preocupações necessárias e todas as possíveis implicações fiscais sejam atendidas com antecedência. Eles ajudam a reduzir seu passivo tributário, lançando novos investimentos para ganhos de longo prazo, eficiência tributária ou aconselhando você sobre as últimas mudanças pertinentes à legislação.

4. Gestão financeira para o fluxo de caixa

Estudos mostram que a contratação de um consultor financeiro profissional para o seu negócio pode levar a maiores retornos sobre o investimento e também a reduzir o estresse pessoal, como um bônus. Por meio do exame de sua renda, ativos, passivos, impostos, seguros, plano de propriedade e investimentos, os consultores ajudam a avaliar sua saúde financeira atual. Quando as decisões adequadas sobre investimentos e outras escolhas relacionadas a finanças são tomadas, os lucros podem aumentar, levando a um melhor fluxo de caixa.

5. Análise dos objetivos e investimentos financeiros

Os consultores podem traçar estratégias com sua empresa para garantir que você alcance seus objetivos de aposentadoria com facilidade. Eles aconselham e educam você sobre a melhor maneira de atingir seus objetivos financeiros sem dificuldade. A equipe de consultoria o orientará a pensar muito e a conseguir mais com seu dinheiro, além do retorno normal do seu investimento.

O consultor analisa seus objetivos gerais e o ajuda a elaborar um plano realista e viável para transformá-los em realidade. Nos casos em que você fica de olho em seus investimentos, muitas mudanças devem ser monitoradas ao longo do tempo. Para se livrar de todos os aborrecimentos, você pode simplesmente investir e esquecer, seguindo os conselhos de profissionais que irão praticar regularmente a revisão de suas finanças e o progresso no caminho de seus objetivos.

As necessidades e aspirações serão compreendidas pelo consultor financeiro e, assim, um plano financeiro será elaborado para lhe dar total clareza sobre sua jornada financeira. Com base nos requisitos de metas e perfil de risco, é feita a alocação adequada de ativos. Assumir riscos em investimentos no início não deve ser confortável para muitos, mas com a ajuda de um consultor financeiro, você ganhará confiança para investir em investimentos de risco como o mercado de ações. Eles normalmente o seguram durante toda a jornada de investimento da sua empresa.

6. Redução do estresse financeiro

O estresse relacionado ao dinheiro pode ter efeitos prejudiciais e reais em sua saúde. A tranquilidade é muito importante para tomar decisões boas e saudáveis ​​e saber que você tem uma estratégia bem pensada e um plano feito por seus consultores especializados, realmente úteis para o mesmo. Eles fornecem uma visão geral melhor da situação financeira de sua empresa.

Este plano financeiro pode ser revisado, monitorado e alterado para se adequar às mudanças. Isso leva a uma vida financeira mais organizada e preparada para o futuro, caso surjam problemas. Um consultor financeiro competente pode tirar muito estresse de sua mente e a empresa pode se beneficiar da alta educação financeira fornecida pela empresa de consultoria. Devido a eles, você tem a chance de relaxar, pois agora está seguro no conhecimento de um profissional de investimento que está cuidando de uma ampla gama de questões e desafios que você poderia enfrentar sozinho de outra forma. Desta forma, sobra um tempo extra, no qual se pode acompanhar de perto os mercados.

7. Alocação adequada de ativos

Durante o curso de um negócio ou investimentos, a empresa ou você continuam a acumular vários ativos. Ao adquirir ativos, a maioria das pessoas nem mesmo está ciente da alocação adequada de ativos que a empresa deve seguir. Principalmente, o investimento é feito em Imóveis, o que é muito comum e popular, pois as pessoas sentem que seu dinheiro não será perdido quando investido em imóveis, o que na verdade leva a uma alocação de ativos confusa. Uma alocação adequada de ativos é necessária para que as finanças funcionem sem problemas por um longo período de tempo. A orientação sobre isso é fornecida por serviços profissionais de consultoria financeira.

8. Conselho financeiro profissional

Gerenciar as decisões de investimento da empresa por conta própria é uma tarefa muito complicada. É uma tarefa muito difícil acompanhar os investimentos no dia a dia, observando todos os riscos possíveis e monitorando os mercados. Este é um processo contínuo que envolve muitos incômodos em comparação com uma empresa terceirizada de consultoria de gestão financeira.

Dessa forma, todos os envolvidos com finanças podem se concentrar em sua programação diária sem se preocupar com as oscilações do mercado. Quando você contrata serviços financeiros especializados, há muito tempo disponível, que pode ser usado ​​para fazer crescer e desenvolver seus negócios e investimentos.

Esses consultores possuem um conhecimento mais amplo e profundo quando se trata de gestão de dinheiro, especialmente de investimentos. Eles são profissionais em tempo integral que oferecem uma riqueza de conhecimento, treinamento, experiência e qualificações que são muito difíceis de serem realizados por conta própria em uma empresa. Eles estão bem cientes das últimas oportunidades de investimento, desenvolvimentos de mercado, tributação e legislação. Eles têm décadas de experiência, geralmente em gestão financeira, e podem levar seus negócios a novos níveis de sucesso.

9. Finanças pessoais de forma simples

Há uma variedade de produtos, teorias e conceitos de investimento complexos no setor de serviços financeiros. É importante considerar a solução única em relação ao seu dinheiro. Deve haver um entendimento claro do que deve ser evitado, o que é uma tarefa bastante difícil. Nos tempos de hoje, os investidores têm uma grande variedade de informações disponíveis. O principal desafio aqui é classificar todas as informações irrelevantes que não são necessárias para o negócio. O objetivo é acessar a pequena quantidade de informações de que você realmente precisa para seus processos e decisões.

10. Planejamento financeiro contínuo

Seguir o conselho de um consultor financeiro ajuda a reduzir o risco geral na carteira de investimentos. É apenas o começo da jornada de investimento de sua empresa. A real vantagem de ter um consultor financeiro vem do reequilíbrio periódico da carteira, revisões contínuas e tomada de ações corretivas na carteira em função das mudanças, modificação de metas para o desempenho dos fundos. Os consultores experientes analisam as tendências do mercado e as necessidades financeiras e, subsequentemente, selecionam os fundos apropriados. Eles realizam o reequilíbrio, o acompanhamento e a seleção dos fundos como um processo contínuo, auxiliando você no longo prazo para obter um maior retorno dos investimentos.

11. Potencial de renda ilimitado

Não há limite para o potencial de ganho se a você receber orientação de consultores financeiros profissionais. A receita é baseada no valor da receita recorrente criada a cada ano ou no valor de novas oportunidades. Muitas vezes, as ideias de negócios e os conselhos dados pelos consultores podem trazer vantagens ilimitadas para a empresa. As ideias de investimento podem colher tantos benefícios que a empresa pode ganhar o triplo.

12. Proteção financeira

Não há garantia de que o investimento recomendado por seu consultor financeiro terá o desempenho esperado. No entanto, você está protegido de conselhos inadequados ou enganosos que não têm pesquisa comprovada. Uma vez que os consultores possuem um bom conhecimento e então o aconselham adequadamente, você está protegido na maior parte do tempo de qualquer má gestão das finanças. Eles geralmente levam em consideração todos os altos e baixos antes de dar qualquer conselho sobre como seguir o curso posterior em ação nos investimentos empresariais.

Qualquer pessoa ou empresa precisam administrar suas finanças economizando e gastando recursos monetários ao longo do tempo, levando em consideração eventos de negócios futuros e vários riscos financeiros. Muitas decisões de longo prazo sobre dinheiro podem ser assustadoras e difíceis. É por isso que as muitos recorrem a assessores financeiros para buscar ajuda nas decisões financeiras. E se você precisar de ajuda ou tem alguma dúvida, deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário