Senha PIN do cartão: o que é? Como descobrir?

Em Como pedir máquina de cartão por André M. Coelho

Um PIN de cartão é um número de 4 a 6 dígitos necessário nos caixas eletrônicos, aplicativos do banco ou instituição financeira, internet banking, e máquinas de cartão para realizar transações e é inicialmente fornecido pelos bancos. Este PIN pode ser redefinido ou alterado para um novo PIN pelo proprietário do cartão.

O que é uma senha PIN?

A senha PIN (Personal Identification Number – número de identificação pessoal) é um código de 4 a 6 dígitos exclusivo para cada cartão que garante que o usuário ou o titular da conta esteja realizando as transações. Você não pode usar o cartão sem ativar o PIN.

Leia também

É recomendável alterar seu PIN do cartão a cada 3-6 meses ou pelo menos uma vez por ano para aprimorar a segurança da sua conta bancária, bem como o caixa eletrônico e as transações on-line.

Como descobrir a senha PIN do cartão?

Como um titular de conta abre uma nova conta, os bancos e instituições financeiras enviam um código PIN temporário que você pode usar para fazer uso do seu cartão, app, e internet banking. Este PIN pode ser alterado para um novo. Em alguns casos, você pode gerar um novo PIN diretamente do app da instituição financeira, o que facilita bastante o processo.

Mas há diferentes formas pelas quais você pode receber sua senha PIN.

Senha PIN no cartão

A senha PIN é uma sequência de 4 a 6 números para autorizações de pagamentos no seu cartão. (Imagem: FinanceBuzz)

Senha PIN temporária enviada junto com o cartão

Uma senha PIN é enviada aos detentores de contas ou aos proprietários de cartões selado em uma carta de envelope. Os proprietários do cartão são aconselhados a re-generar um novo PIN para fins de segurança que podem ser inseridos no caixa eletrônico. Pode-se fazer login usando o código PIN temporário fornecido pelo banco e seguir as instruções exibidas na tela para gerar um novo PIN.

Senha PIN enviada por SMS

Em vez de PINs em papel, os bancos enviam pinos verdes através do SMS como um passo em direção à iniciativa para preocupações ambientais, bem como por motivos de segurança aprimorados. Esse método ajuda a economizar tempo e garante a segurança, pois os funcionários do banco não são responsáveis ​​pela custódia física das cartas.

O PIN temporário é enviado ao seu número de celular registrado quando você solicita alterar o PIN em um caixa eletrônico. Depois de receber seu PÌN, visite o caixa eletrônico mais próximo e insira seu cartão para gerar o novo PIN.

Nota: é aconselhável alterar o PIN fornecido pelos bancos por razões de segurança. Existe uma opção para “esquecer/gerar pino” nos caixas eletrônicos que você pode usar para uma nova geração de PIN de cartão, ou você pode usar o aplicativo da instituição financeira/internet banking para realizar a troca.

Vale lembrar também que o banco nunca pedirá sua senha PIN.

Senha PIN através do app ou internet banking

Depois de fazer login no seu portal bancário na rede ou através do app da instituição financeira, encontre a seção ‘Alterar/redefinir/gerar PIN’ para seus cartões.

Você será solicitado a entrar no PIN existente e, se você recebeu um PIN temporário, poderá usar o mesmo que o existente. Em seguida, você precisa inserir o novo PIN e reinserir para confirmar. Em alguns casos, certas perguntas de segurança também podem ser feitas.

Ficou alguma dúvida sobre adquirir e usar a senha PIN? Deixem nos comentários suas perguntas.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário