Situação cadastral do CPF, como consultar?

Em Problemas em máquinas de cartão por André M. Coelho

A verificação pela consulta do CPF garante que o CPF de um cidadão brasileiro não tem qualquer limitação, e que a situação cadastral está ok. Outro uso para a consulta do CPF se dá na hora de verificar o crédito de um indivíduo, de está bom ou ruim. Isto é feito em órgãos de análise de crédito, e é muito usado por instituições financeiras.

Vamos explicar um pouco dos dois.

Como posso verificar a situação cadastral de um CPF?

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um número atribuído pelo órgão tributário brasileiro tanto a brasileiros quanto a estrangeiros residentes que estão sujeitos a impostos no Brasil.

Leia também

Mesmo que o número do CPF seja válido (existente), esse número do CPF pode não estar em dia com o governo. Se o número do CPF que você deseja usar em uma transação não estiver em dia, sua transação deverá ser cancelada por nosso parceiro no Brasil. Se você deseja verificar o status de um CPF, faça o seguinte:

Passo 1: acesse o site da Receita Federal. Clique na área de pesquisa e procure por “Cadastro CPF”.

Passo 2: Isso o levará à página Cadastro de Pessoas Físicas CPF. Clique em “Regularização do CPF” e depois em “Consulta Situação Cadastral do CPF”.

Passo 3: Agora você pode ver a página Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CPF. Aqui você poderá inserir o número do CPF e os caracteres de verificação, para saber o status do CPF. Após preencher o número do CPF e verificar os caracteres da caixa, clique em “Enviar”.

Passo 4: A última tela mostrará o campo “Situação Cadastral”, informando o status do CPF. Ele também fornecerá a você o nome completo do titular do CPF e um Número de Rastreamento no final da página.

Passo 5: Nesta tela, se o status do CPF for REGULAR, ele está em boas condições. Se você vir um status diferente, o titular do CPF pode entrar em contato com o governo para descobrir qual é o problema.

Consultando situação do CPF

A situação do CPF pode ser consultada gratuitamente com passos simples. (Imagem: PagBrasil)

O que é CPF ativo? E CPF em situação inválida?

Quando vendo a situação cadastral do CPF, a informação de CPF ativo significa que não há qualquer pendência para o CPF, com situação regular perante a Receita Federal.

Quando o CPF mostrar a mensagem de situação inválida, é que há alguma limitação ou problema com o CPF. Isto inclui:

A pessoa deve se encaminhar para a regularização da situação o quanto antes.

Consulta de inscrição cadastral CPF para nome sujo

Para consultar o CPF de uma pessoa quanto ao nome sujo, a consulta deve ser feita em um órgão de análise de crédito. Caso você tenha empresa, pode ter uma associação ou conta com este órgão para realizar a consulta do nome sujo. Se você é Pessoa Física e quer consultar sua própria situação, pode consultar sua situação fazendo cadastro nos sites e vendo se há alguma dúvida em seu nome. A situação do CPF aparecerá nas primeiras páginas, junto geralmente do seu score de crédito.

https://youtu.be/KnLnyHjKK94

Esperamos não ter deixado dúvidas sobre a situação cadastral de um CPF. Caso você ainda tenha alguma pergunta, deixe nos comentários e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário