Formas de pagamento PIX: quais são?

Em Comparativo de máquinas de cartão por André M. Coelho

Quase dois terços dos adultos do Brasil estão usando o sistema de pagamentos instantâneos PIX para fazer ou receber pagamentos um ano após sua introdução. O  PIX faz parte de uma iniciativa do Banco Central para promover mudanças estruturais em todo o país para acompanhar e capitalizar sobre os avanços tecnológicos.

Diferentes formas de pagar com o PIX podem atender diferentes situações, e vamos explicar um pouco melhor quais são as diferentes formas de pagamento PIX.

O que é o PIX?

As transações através do PIX, que visa incentivar a digitalização de pagamentos e criar uma melhor experiência de pagamento para os brasileiros, são iniciadas através do que é descrito como um ‘alias’. Efetivamente, é um código pessoal que se parece com um código postal) ou por um código QR (resposta rápida), com o BCB descrevendo o esquema no momento de seu lançamento como um método de pagamento instantâneo, de baixo custo, seguro e intuitivo.

Leia também

O esquema, gratuito para os cidadãos, entrou em plena operação em instituições de pagamento, bancos, fintechs, empresas de crédito, cooperativas de crédito e associações de poupança e empréstimos.

As expressões “me manda um PIX”, “Você aceita PIX?”, “Quer pagar com PIX?” se tornaram um marco dessa transação. Mas com quais formas você pode pagar com o PIX?

Formas de pagamento PIX

Formas de pagamento PIX são usadas para agilizar transações e melhorar a eficiência das transações. (Imagem: divulgação)

Formas de pagamento PIX

Durante seu primeiro ano, novas funcionalidades foram introduzidas, como o pagamento de “encargos devidos” – pagamentos feitos pelos cidadãos ao governo federal – e “agendamento obrigatório” (estendendo o PIX de pagamentos instantâneos a pagamentos programados). Mas há mais formas de pagamento com o PIX.

1. PIX com QR Code

Você pode pagar PIX com QR Code, escaneando o código com seu dispositivo eletrônico. Você precisará usar um app que possibilite pagar a cobrança. O QR Code poderá ser da empresa ou pessoa que vai receber o pagamento ou pode ser diretamente do valor a ser pago, como acontece com o QR Code de maquininhas, gateways de pagamentos, ou lojas online.

2. PIX copia e cola

O copia e cola é uma forma em texto do QR Code. Basicamente é uma série alfanumérica que corresponde exatamente ao que o código QR significa.

Para esta forma de pagamento, basta copiar e colar a linha. Se não houver um valor definido, só digitar o valor para pagar e confirmar.

3. Chave PIX

Você pode realizar pagamentos usando uma chave PIX aleatória, CPF, CNPJ, email, ou número de celular. Digite ou copie e cole a chave para pagar o destinatário. O valor deverá ser digitado e a transação confirmada antes da transferência.

Outros serviços PIX

Outros serviços também foram introduzidos, como: Pix Saque (retiradas), que permite que qualquer usuário faça uma retirada em dinheiro em qualquer organização que ofereça PIX; e PIX Troco, efetivamente um serviço de reembolso em que um cidadão transfere um valor superior a uma compra, recebendo a diferença de dinheiro.

O BCB também está trabalhando em novos recursos, como “débito automático” e tomando o PIX Internacional.

O PIX está ganhando cada vez mais recursos e usos. Espere que a cada ano tenhamos mais novidades sobre esse sistema moderno de pagamentos.

Esperamos que não tenha ficado qualquer dúvida sobre o assunto. Caso você ainda tenha alguma pergunta, deixe nos comentários e iremos responder. Estamos aqui para te ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário