Rendimento da poupança, vale a pena?

Em Taxas de máquina de cartão por André M. Coelho

O dinheiro considerado poupança é frequentemente colocado em uma conta que rende juros, onde o risco de perder seu depósito é muito baixo. Embora você possa obter retornos maiores com investimentos de alto risco, como ações, a ideia por trás da conta poupança é permitir que o dinheiro cresça lentamente com pouco ou nenhum risco associado.

Hoje, os bancos online expandiram a variedade e a acessibilidade das contas de poupança. E novas opções de renda fixa estão se tornando ótimas opções. Mas você quer aproveitar ao máximo suas economias? Vamos então falar sobre as diferentes opções de poupança que valem a pena receber seu dinheiro.

Leia também

É importante lembrar sempre que:

Se você não está ganhando juros sobre suas economias, elas valerão menos com o tempo devido à inflação.

Existem vários tipos diferentes de contas que você pode escolher para suas economias.

Comparar as taxas antes de abrir uma conta vai garantir que você maximize suas economias

Juros da poupança tradicional

Bancos e cooperativas de crédito (uma instituição financeira cooperativa que é criada, possuída e administrada por seus membros – geralmente funcionários de uma determinada empresa ou membros de uma associação comercial ou de trabalho) oferecem contas de poupança. O dinheiro em uma conta de poupança é segurado pelo Banco Central até certos limites. Restrições podem ser aplicadas a contas de poupança; por exemplo, uma taxa de serviço pode ser cobrada se ocorrer mais do que o número permitido de transações mensais.

O dinheiro em uma conta poupança normalmente não pode ser retirado por meio de emissão de cheques, e nem permitem que você tenha um cartão de crédito. As taxas de juros para contas de poupança são caracteristicamente baixas, fixadas por uma fórmula do Governo. No entanto, o banco online oferece contas de poupança diferenciadas, atreladas a outros indicadores financeiros, como CDI e CDB.

A poupança tradicional vale a pena para o curto prazo, e para quem não quer arrisca muito seu dinheiro. Mas há outras opções, com riscos baixos e boa rentabilidade, que falaremos abaixo.

Quanto é o rendimento da poupança hoje?

Se quer acompanhar o rendimento da poupança hoje, você pode fazê-lo diretamente pelo site do Banco Central. Para saber se você está tendo um bom rendimento da poupança, compare o rendimento sempre com a inflação. Se ela estiver rendendo mais que a inflação, você está ganhando. Se estiver rendendo menos, está perdendo dinheiro.

Conta com rendimento CDI

As contas de poupança CDI são um tipo de conta com proteção e que rendem uma taxa de juros mais alta do que uma conta de poupança padrão. O motivo pelo qual ganha mais dinheiro é que a rentabilidade está atrelada a outro índice, o CDI. Muitos bancos oferecem esse tipo de conta para clientes valiosos que já possuem outras contas no banco.

Contas bancárias online atreladas ao CDI estão disponíveis, mas você precisará pesquisar e comparar quais as melhores opções. Existem tanto contas gratuitas atreladas ao CDI quanto contas com pacotes de serviços. Estes podem acabar com qualquer “lucro”. Certifique-se de pesquisar as melhores taxas de contas para garantir que você está maximizando suas economias.

Certificados de depósito bancário CD ou CDB

Os certificados de depósito, mais conhecidos pela sigla CDB, estão disponíveis na maioria dos bancos e cooperativas de crédito. Assim como as contas de poupança, os CDBs são segurados, mas geralmente oferecem uma taxa de juros mais alta, especialmente com depósitos maiores e mais longos. O problema com um CDB é que você terá que manter o dinheiro no CDB por uma determinada quantia de Tempo; caso contrário, uma penalidade, será avaliada.

Rendimento da poupança

A poupança pode ser uma boa opção dependendo do propósito do depósito. (Imagem: N26)

Fundos monetários com porcentagem maior do que renda da poupança

Um fundo mútuo do mercado monetário é um tipo de fundo mútuo que investe apenas em títulos de baixo risco. Como resultado, os fundos do mercado monetário são considerados um dos tipos de fundos de menor risco. Os fundos do mercado monetário normalmente fornecem um retorno semelhante às taxas de juros de curto prazo.

Os fundos do mercado monetário não são segurados e são regulamentados pela CVM. Os fundos mútuos, corretoras e muitos bancos oferecem fundos do mercado monetário. As taxas de juros não são garantidas, portanto, um pouco de pesquisa pode ajudar a encontrar um fundo do mercado monetário que tenha um histórico de bom desempenho.

Contas de depósito do mercado monetário

As contas de depósito do mercado monetário são oferecidas pelos bancos e normalmente exigem um depósito e saldo inicial mínimo, com um número limitado de transações mensais. Ao contrário dos fundos do mercado monetário, as contas de depósito do mercado monetário são seguradas. As penalidades podem ser aplicadas se o saldo mínimo exigido não for mantido ou se o número máximo de transações mensais for ultrapassado. As contas geralmente oferecem taxas de juros mais baixas do que certificados de depósito, mas o dinheiro é mais acessível.

Investir no tesourou nacional

As notas ou letras do governo do Brasil, muitas vezes chamadas de tesouros, são respaldadas por toda a fé e crédito do governo brasileiro, o que as torna um dos investimentos mais seguros atualmente. Os títulos do Tesouro estão isentos de impostos estaduais e locais e estão disponíveis em diferentes prazos de vencimento.

As notas do Tesouro são emitidas com vencimentos em diferentes, e rendem uma taxa fixa de juros semestral. Além dos juros, se adquiridos com desconto, as notas do Tesouro podem ser trocadas pelo valor de face no vencimento. Tanto as letras quanto as notas do Tesouro estão disponíveis com um valor de compra mínima.

Títulos para investimento

Um título é um investimento de dívida de baixo risco, que é emitido por empresas, municípios, estados e governos para financiar projetos. Quando você compra um título, está emprestando dinheiro a uma dessas entidades (conhecida como emissor). Em troca do “empréstimo”, o emissor do título paga juros pelo período de vida do título e retorna o valor de face do título no vencimento. Os títulos são emitidos por um período específico a uma taxa de juros fixa.

Cada um desses tipos de títulos envolve vários graus de risco, bem como retornos e períodos de vencimento. Além disso, podem ser aplicadas penalidades para saques antecipados, comissões podem ser exigidas e, dependendo do tipo de título, podem acarretar risco adicional, como ocorre com títulos corporativos, nos quais uma empresa pode ir à falência.

Rendimento da poupança, vale a pena?

A economia permite que você economize dinheiro enquanto obtém retornos modestos e de baixo risco. Devido à grande variedade de veículos de poupança, um pouco de pesquisa pode ser útil para determinar qual funcionará mais para você. E, como as taxas de juros estão mudando constantemente, é importante fazer sua lição de casa antes de comprometer seu dinheiro em uma conta de poupança específica para que você possa aproveitar ao máximo suas economias.

Qual tipo de poupança você prefere para seu dinheiro? Onde acha que pode ter mais dinheiro?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário