Como aceitar Google Wallet na sua maquininha?

Em Como pedir máquina de cartão por André M. Coelho

Clientes e empresários se beneficiam do uso de opções de carteiras móveis, como o Google Pay/Google Wallet e o Apple Pay. A conveniência, velocidade e segurança de aplicativos como o Google Pay causaram a adoção de pagamentos sem contato para acelerar no último ano.

O Google Pay deve adicionar milhões de clientes nos próximos anos. Para os comerciantes, oferecer o Google Pay é uma maneira simples de capturar mais vendas com o mínimo de investimento. Veja como começar.

O que é o Google Pay ou Google Wallet?

O Google Pay começou como Google Wallet, um sistema de pagamento ponto a ponto (como PayPal ou nosso Pix) por enviar e receber dinheiro para amigos e famílias. Em 2018, o Google Wallet se fundiu com o Android Pay para se tornar o Google Pay.

Leia também

Hoje, o Google Pay é uma carteira digital que permite que os usuários enviem e recebam dinheiro, informações do cartão da loja e usem essas informações para pagar por itens em aplicativos, em lojas e online. É um produto muito semelhante ao Apple Pay (e potencialmente o maior concorrente do Apple Pay).

Como pagamento sem contato, o Google permite que os clientes paguem seus itens usando um aplicativo em seu smartphone ou smartwatch. Funciona da mesma maneira que o Apple Pay, mas para usuários do Android. Um cliente simplesmente baixa o aplicativo do Google Pay em seu dispositivo Android, adiciona um cartão de débito ou crédito, verifica as informações do cartão e o salva. Em seguida, o cliente pode usar a opção de checkout do Google Pay ao fazer uma compra on -line ou pessoalmente.

Aceitando Google Wallet

Aceitar Google Wallet ou Google Pay aumenta o número de potenciais clientes que podem pagar pelos seus produtos. (Imagem: Android Central)

Google Pay e Google Wallet vs. Apple Pay

Existem muitas semelhanças entre essas duas opções de pagamento móvel. O Google Pay e o Apple Pay permitem que os usuários enviem cartões de crédito, débito, pré-pago e fidelidade. Eles também funcionam perfeitamente com um leitor de comunicação de campo próximo (NFC) para concluir uma transação segura e sem contato.

Uma diferença notável é em que os dispositivos podem usar o Apple Pay vs Google Pay. O Google Pay funciona na maioria dos smartphones e relógios Android habilitados para NFC, mas também oferece um aplicativo para o iPhone. O Apple Pay limita seu produto apenas aos clientes da Apple.

O Google Pay não exige que um cliente abra o aplicativo do Google Pay para concluir uma transação. Os usuários simplesmente seguram o dispositivo próximo ao leitor de pagamento sem contato. Com o Apple Pay, um cliente deve usar algum tipo de autenticação – impressão digital, ID do rosto ou uma senha – para verificar a compra.

Para começar a aceitar o Google Pay na sua empresa, primeiro inscreva -se em uma conta comercial do Google Pay for Business.

Como usar Google Pay em pagamentos?

Para começar a aceitar o Google Pay na sua empresa, primeiro inscreva-se em uma conta comercial do Google Pay for Business. Observe que você precisará de um ID de interface de pagamentos obtido com sua maquininha de pagamento pelo aplicativo ou pela própria maquininha antes de iniciar esse processo.

Algumas empresas de pagamento já fazem o processo automaticamente, simplificando a conexão.

Em seguida, entre no uso de uma conta do Gmail – uma conta pessoal existente ou configure uma nova para o seu negócio. O Google solicitará que você através de uma série de etapas para inserir suas informações comerciais, número de telefone e um endereço de pagamento virtual.

O Google tentará verificar o endereço de pagamento virtual enviando uma transação de pequeno valor para sua conta bancária. Verifique sua conta para encontrar o valor e insira-a na tela de verificação da conta do Google Pay. Isso completará o processo de verificação.

Como aceitar Google Pay no seu negócio?

Depois que a etapa de verificação estiver concluída, a equipe do Google Pay revisará seu envio e você receberá uma notificação por email de que foi aprovado para aceitar pagamentos. A maneira mais fácil de começar a aceitar pagamentos é através de um terminal NFC.

Procure um sistema de ponto de venda (PDV) que permita o uso do Google Pay, pois esse sistema usa a tecnologia NFC para estabelecer uma conexão com o cartão ou dispositivo móvel de cada cliente.

Quanto custa aceitar o Google Pay? Os comerciantes são cobrados sem taxas por aceitar o Google Pay. Para pagamentos nas lojas, no entanto, as redes de cartões consideram as transações do Google Pay como transações presentes para cartões e podem cobrar ao comerciante uma taxa de até 4%.

Existem outras maneiras de aceitar o Google Pay on-line e para compras no aplicativo. A configuração do Google Pay para sua loja on-line é um pouco mais complicada. Primeiro, seu site deve ter uma maneira de adicionar a API do Google (Shopify, BigCommerce, Mercado Pago, PagSeguro, cada um tem guias para ajudá-lo a começar) e seu site deve usar um gateway de pagamento compatível com o Google Pay. Não há taxas adicionais para os compradores que usam o Google Pay no seu site de comércio eletrônico.

Ficou alguma dúvidda? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário