Como aceitar pagamento de cartão como freelancer?

Em Tipos de máquinas de cartão por André M. Coelho

Aceitar pagamentos como freelancer é uma etapa essencial de ser pago. Os clientes pagam de todos os tipos de maneiras diferentes, e às vezes isso significa que pagam com cartões de crédito. Embora aceitar cartões de crédito como pagamento pode ser uma dor por vários motivos, não precisa ser.

Lembre -se de que, ao receber por um um cartão de crédito, você encontrará algum tipo de taxa de pagamento.

Os freelancers podem aceitar um cartão de crédito como pagamento de várias maneiras diferentes, eis como.

Máquina de cartão para freelancer: gateway de pagamento

O PayPal, PagSeguro, Mercado Pago, e o PicPay são ótimos meios de pagamento para um freelancer, porque pode fazer tudo, incluindo pagamentos com cartão de crédito.

Leia também

Você pode configurar uma conta comercial ou uma conta pessoal e começar a enviar faturas para pagamentos. Na minha opinião, é um pouco mais fácil solicitar pagamentos se você tiver uma conta comercial, mas também pode fazê-lo com uma conta pessoal.

Em plataformas como o PagSeguro e o Mercado Pago, você ainda pode pedir uma máquina de cartão para aceitar pagamentos presenciais.

Lembre-se que as plataformas poderão cobrar algum tipo de taxa pelo pagamento via cartão também, então considere isso na hora de escolher o gateway de pagamento para receber seu dinheiro do trabalho freelancer.

Aceitar pagamentos de cartão

Com pagamentos por cartão, o freelancer expande sua base de clientes e aumenta as chances de ser pago mais rápido. (Imagem: Local 1997)

Recebendo pagamentos via cartão de crédito em um marketplace para freelancers

Plataformas como o Workana e diversos marketplaces podem se tornar aliadas na hora de aceitar pagamentos via cartões de crédito. Tais plataformas de trabalho freelance funcionam perfeitamente, mas você e seu cliente precisam ter  para enviar e receber dinheiro. Isso é diferente dos gateways de pagamento, onde um cliente pode pagar uma fatura sem o aplicativo. Isso facilita um pouco a contabilidade on-line para os clientes dessa maneira.

Mas se você tem um cliente que está disposto a pagar via marketplace, eles podem definitivamente usar seus cartões de crédito.

Os marketplaces cobram uma tarifa de quem está pagando o valor, o que pode encarecer um pouco seus custos.

Aceitar pagamento freelance com carteiras digitais

O último são as carteiras digitais. Sim, isso pode parecer o aplicativo menos profissional, mas você pode realmente fazer muito com carteiras digitais como o Google Pay, Apple Pay, entre outras. São aplicativos que aceitam diversas formas de pagamento, e você pode facilmente receber seu dinheiro por eles.

Assim como nos marketplaces, os aplicativos de carteira digitais exige que ambas as partes baixem o aplicativo antes que possam começar a enviar e receber fundos. Mas depois de baixá-los, o resto é fácil. Os freelancers podem criar uma conta e enviar seus dados para o cliente que pode pagá-los com um cartão de crédito.

Note que nem todos os apps cobram taxas para as transferências e pagamentos via cartão. Verifique isso antes de qualquer coisa.

Os freelancers podem aceitar pagamentos com cartão de crédito?

O ponto principal aqui é que os freelancers podem aceitar pagamentos com cartão de crédito de várias maneiras. Mas para eles, isso significa adquirir uma taxa de processamento para usar um cartão de crédito.

Se você é freelancer com um cliente que deseja pagar com um cartão de crédito, explique que haverá uma taxa adicional, mas existem várias maneiras de lidar com isso. Considere oferecer formas diferentes de cobrança eletrônica, como o PIX, com descontos para os clientes. Isso pode economizar algum dinheiro, pois você não será atingido com tantas taxas.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário