O que é TEF dedicado? Como escolher?

Em Máquina de cartão POS por André M. Coelho

Existem alguns nomes para os terminais PDV usados em diferentes negócios. Podemos chamá-lo de terminal TEF, software TEF e apenas TEF. Um TEF é, basicamente, o sistema pelo qual um negócio pode aceitar cartões como meio de pagamento. Um terminal TEF dedicado é, basicamente, um terminal fixo em um local de venda.

Como funciona o TEF dedicado?

Um terminal TEF dedicado é um dispositivo eletrônico usado para processar transações de contas de clientes em um local de vendas. O trabalho realizado sob o terminal TEF, como segue:

Lê as informações do cartão de crédito ou débito de um cliente para realizar transações.

Leia também

Verifica se os fundos na conta bancária de um cliente são suficientes

Transfere os fundos da conta do cliente para a conta do vendedor (ou pelo menos, contas para a transferência com a rede do cartão de crédito)

Registra a transação e imprime um recibo

Verifica o valor do reembolso se forem realizadas transações em dinheiro.

Também pode aceitar dinheiro e cupons de alimentos também.

Quais são as desvantagens do terminal TEF dedicado?

No uso anterior do Terminal TEF, não havia desvantagens significativas, exceto o custo. Devido ao rápido crescimento do avanço da tecnologia, as desvantagens de ter um terminal TEF também aumentaram.

Espaço: o terminal TEF que é exclusivamente dedicado à realização da transação e tudo relacionado ao negócio que você administra. Fora isso, você não pode executar operações diferentes. Para uma única tarefa que ocupa mais espaço não se justifica.

Exclusividade: sempre que você usa o Terminal TEF, pode ver todos os dados necessários ou de transação em um só lugar e só poderá realizar transações onde está seu TEF dedicado.. Se você precisar repentinamente de qualquer dado referente a lucros ou perdas. Você precisa ir à sua loja e depois verificar essas instruções.

Atualizações de software: você também terá alguns problemas ao atualizar o software, porque não será fácil fazer isso se você comprar um TEF volumoso. Não é possível que haja apenas desvantagens de ter o Terminal TEF. Pode ser vantajoso em algumas condições ou dependendo do seu modelo de negócios.

Quais são os principais usos do software de TEF dedicado?

No sentido, é principalmente útil para pessoas que administram um negócio. Não importa o que seja, um software de TEF é muito necessário para administrar os negócios com eficiência. Portanto, se você tem um shopping como um lugar e não deseja que os funcionários acessem as vendas e algumas informações particulares. Nesse caso, você pode usar o terminal TEF como segurança.

Para os funcionários, não é necessário ter acesso para ler todas as informações privadas relacionadas ao negócio. Nesse caso, o TEF dedicado será a melhor opção. Embora tenha desvantagens, muitas empresas ainda usam esse tipo de TEF.

Juntamente com um TEF dedicado, podemos ter um software de TEF pelo qual também podemos executar o TEF no celular, PC e tablet. Sim, você pode acessar todos os recursos do TEF em um só lugar. Mesmo com a perda de energia e da conexão à Internet, você pode recuperar os dados.

Terminais TEF para negócios

Terminais TEF dedicados podem ser ideais para o seu negócio, com uma maior facilidade de uso e instalação. (Foto: divulgação)

Software de TEF dedicado: como escolher?

Existem muitos, mas aqui estou mencionando algumas das vantagens importantes de ter o software TEF para o seu negócio.

Acesso de qualquer lugar: se você deseja acessar seus dados transacionais e todas as funcionalidades do seu negócio, pode acessá-lo no seu celular, PC e também no laptop.

Alto número de recursos: usando este tipo de software TEF, você pode aumentar a funcionalidade do seu software como semelhante a outro software. Para todas as atualizações de software para o seu telefone, você sempre terá novos recursos. Esse conceito também é muito semelhante ao conceito de suas atualizações para celular.

Tipos de TEF

Aqui vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de software de TEF.

1. Sistema TEF para restaurante

Se você possui um sistema de PDV para restaurantes, a primeira coisa que precisa é manter as transações e todos os dados totalmente lucrativos. Esta seria sua principal prioridade também se você tiver um negócio de restaurante.

As outras coisas mais importantes são os itens de menu chamados Inventário. Somente então você poderá gerar a fatura correspondente aos itens comprados pelo cliente. Portanto, todos os itens do menu devem estar listados no software.

Você precisa acompanhar todas as informações fiscais vitais.

Além disso, você precisa acompanhar as vendas e os itens vendidos.

Itens vendidos e Reordenar itens se eles estiverem fora de estoque.

Gere contas em segundos.

Junto com isso, você pode ver todos os recursos ao fazer uma compra.

2. Sistema TEF para loja de varejo

Se você é proprietário de uma loja de varejo. Você primeiro precisa de um inventário necessário no sistema TEF. Os melhores faze, um software especial dedicado à loja de varejo. Alguns dos principais recursos importantes incluem gestão de inventário, lembre de estoque, receita bruta por dia, lembrete de salários e dívidas a serem pagos, e mais.

No varejo, o estoque será grande, portanto, é necessário lembrar se algum estoque está acabando ou não. Esse recurso é útil e lembrará que você deve reordenar os produtos esgotados. É bastante comum que, se você tiver uma pequena loja de varejo, precise verificar nossa receita diariamente. Sempre que você precisar, a receita gerada será atualizada sempre e você poderá acompanhar isso sempre.

Se você possui uma base de funcionários, também pode definir o lembrete de salário e também obter relatórios adequados sobre o andamento das vendas e qual será o lucro líquido da sua loja.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário