Qual a melhor máquina de cartão para mercado?

Em Tipos de máquinas de cartão por André M. Coelho

Lembre-se dos dias em que tudo que um mercado precisava para cobrar dos clientes era uma balança e uma caixa registradora? Nem nós lembramos mais disso.

Embora o seu sistema médio de PDV do mercado tenha evoluído drasticamente nos últimos anos, tem sido uma necessidade por muito mais tempo do que isso. Os clientes tendem a gastar mais quando pagam com cartões de crédito, portanto lojas e mercados estavam ansiosos para adotar sistemas PDV em seus negócios.

Hoje, no entanto, com a quantidade de sistemas disponíveis, não basta apenas sair escolhendo ou comprando qualquer um. Você precisa pesquisar muito, comparar, negociar, e analisar bem suas necessidades antes de fazer sua escolha definitiva.

Leia também

Se você tem um mercado, vamos te mostrar os critérios para escolher a melhor máquina de cartão para suas necessidades.

A máquina de cartão para mercado deve ter um sistema de gestão de estoque

Como os mercados, por natureza, lidam com enormes quantidades de estoque, e pela rotatividade rápida, você vai querer ter certeza de que tem as ferramentas certas para rastrear todo esse movimento.

Certifique-se de que seu sistema PDV de mercado irá ajudá-lo a automatizar quanto de cada unidade que você vende – e quanto de cada unidade você está estocando. Você também pode querer que isso sincronize em vários locais se tiver mais de uma loja.

O sistema deve ter também um app ou programa que possa ser gerenciado com facilidade pelo computador, para que torne mais dinâmico o trabalho.

O melhor terminal PDV tem um bom relatório de vendas

Todos os melhores sistemas PDV para mercados permitirão que você acesse os relatórios com dados completos das vendas de seu mercado. Certifique-se de que os recursos de relatórios de vendas para o software do sistema PDV escolhido oferecem o relatório certo para suas necessidades, seja volume de vendas, valor do ticket médio, horários de maior movimento, entre outros importantes recursos.

Melhor terminal de cartão para mercado

Compare e escolha um terminal de cartão que atenda seu mercado, integrando importantes recursos. (Imagem: Advisors)

Sistema PDV com permissão para funcionários

Você provavelmente vai querer que seu sistema PDV vda mercearia tenha permissões de funcionários personalizáveis. Dessa forma, os membros variados da sua equipe terão variando o acesso a recursos PDV com base no nível de responsabilidades. Considere se as notificações por parte  funcionários também são algo que você gostaria de ser incluído.

Opções de notas para o sistema PDV

Considere dar aos seus clientes uma escolha entre recibos digitais e físicos, pois você não poderá imprimir, enviar por SMS ou e-mail os recibos se o software do sistema PDV do mercado não lhe dar a opção. Certifique-se de investir em um sistema PDV que permitirá que você escolha opções de recebimento com base nas preferências de seus clientes.

Sistemas PDV fáceis de aprender

Você quer que o sistema seja intuitivo e fácil de usar. Seus funcionários estarão trabalhando rapidamente, especialmente durante o horário de pico, e um sistema fácil de usar e ajustar pode ser um salva-vidas. Você também terá funcionários com uma variedade de habilidades técnicas e origens para que você deseja certificar-se de que alguém possa ser treinado em seu sistema PDV com rapidez e facilidade.

Integrações para o sistema de vendas do mercado

Há outras coisas que você pode querer, a capacidade de adicionar ao seu sistema PDV do mertcado, como uma tela voltada para o cliente para que eles possam ver o total de compra, e você definitivamente quiser que a opção adicione uma escala se o PDV não já vem com um. Outra integração que você pode querer é um programa de fidelidade do cliente ou um sistema de cupom.

Quais equipamentos um sistema PDV de mercado precisa?

Além do software para o PDV do mercado, você também provavelmente precisará de determinados equipamentos para completar seu terminal de checkout do mercado. Aqui estão alguns itens para procurar:

1. Balança

Um dos pedaços de equipamentos que a maioria dos mercados precisará em um sistema PDV é uma balança. Se você vender qualquer coisa que tenha um preço por peso, então uma balança PDV é uma obrigação para o seu negócio – pontos de bônus, se você é capaz de encontrar uma balança PDV que tenha um scanner de código de barras para produzir etiquetas.

2. Leitor de códigos de barras

Ter um código de barras é outra das principais vantagens de um sistema PDV para mercados. Ser capaz de fácil, eficientemente os clientes farão todos mais felizes. Além disso, os códigos de barras de digitalização tornarão o gerenciamento do seu inventário muito mais automatizado.

3. Leitor de cartão

Qualquer leitor de cartão que você tenha em seu sistema de mercearia PDV pode fazer ou quebrar seu processo de checkout. Certifique-se de que seu leitor de cartões ofereça todas as opções de pagamento que seus clientes querem – e que funciona de forma eficiente. Obrigatoriamente, o leitor deve ler chips e ter a opção de leitura sem contato/NFC, além da tarja magnética.

4. Teclado de números

Seja em um teclado físico ou na tela de um dispositivo inteligente, uma verificação de pino deve ser uma opção que seu sistema de PDV de mercado oferece aos clientes.

5. Caixa registradora

Mesmo que os clientes pagantes em dinheiro estejam ficando mais raros, você definitivamente precisará de uma caixa registradora para armazenar qualquer dinheiro que você e seus funcionários se manipulam ao operar seu sistema PDV

6. Impressora de recibo

Finalmente, você também quer que seu sistema PDV forneça aos seus clientes opções de recebimento. Se você acha que seus clientes preferem receitas físicas sobre recibos digitais, você precisará de uma impressora de recibos.

Taxas do sistema PDV

Sabendo de tudo que você precisa acima, é hora de ir até o site das empresas que oferecem soluções PDV, como Cielo, Rede, Stone, e outras. Você vai obter ofertas de cada uma delas, com as taxas cobradas. A partir daí, você poderá começar uma negociação para melhores condições ou menores taxas.

Mas é importante lembrar que nem sempre o mais barato em taxas será o melhor. Pode ser que um sistema PDV cobre uma taxa maior, mas ofereça mais serviços ou tenha menos reclamações em sites como o Reclame Aqui ou no PROCON. O importante é pesquisar bastante antes de confirmar.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário