Como fazer um grupo de vendas no WhatsApp?

Em Como pedir máquina de cartão por André M. Coelho

Como você deve saber (ou pelo menos supor), a comunicação com seus clientes em potencial é fundamental para o seu negócio. Sem muita demora, desta vez falaremos sobre o WhatsApp como ferramenta de vendas.

Você pode pensar que executar o serviço de mensagens instantâneas do Facebook para manter contato com seus clientes não requer física nuclear, mas reconsidere. O manuseio adequado da ferramenta e seu uso em conjunto com seus outros canais de comunicação e marketing podem exponencialmente suas vendas de uma forma que você não pode imaginar. Principalmente criando grupos de vendas nno WhatsApp. Mas como fazer isso?

Leia também

Grupo de vendas no WhatsApp: o que eu preciso pra fazer?

Internet

Telefone e um número exclusivo para o negócio obviamente com WhatsApp Business instalado.

Computador pessoal para usar o WhatsApp Web.

Conhecimento básico de português

Use mensagens curtas com perguntas fechadas, textos longos também não são adequados para venda, para que você possa atender mais pessoas em menos tempo.

Considera que não existe regra a este respeito, vender bolos não é o mesmo que serviços financeiros, pelo que a linguagem deve ser adaptada ao público-alvo e ao produto ou serviço oferecido, embora procure, via de regra, uma linguagem amigável. , sem erros de ortografia e emoticons adequados.

Tente usar mensagens que possam ser adequadas a qualquer sexo e idade. Ou seja, em vez de “Parece que você está interessado”, use “Parece que isso despertou o seu interesse”.

Evite ser marcado como spam, certifique-se de que tudo o que você compartilha com seus clientes e clientes em potencial é apropriado, porque se 10 pessoas diferentes marcarem você como spam, você poderá perder permanentemente sua conta WhatsApp Business.

Mensagens automáticas de boas-vindas e ausência devem ficar bem configuradas. Nas ferramentas do WhatsApp Business você pode configurar essas mensagens, porém, como recomendação você só precisa agendar as mensagens de ausência fora do horário comercial, já que as mensagens automáticas de boas-vindas podem incomodar seus clientes ativos ou recorrentes.

Grupo de vendas no WhatsApp

Crie um grupo no WhatsApp para poder vender produtos e serviços com qualidade. (Imagem: Tech)

Como vender pelo WhatsApp: fluxo de conversa

Crie conversas pré-fabricadas, ou seja, se você já vendeu no WhatsApp já deve ter percebido quais são as perguntas mais frequentes e as conversas que se repetem constantemente, crie um documento com as respostas pré-fabricadas para cada momento da venda.

Já que você tem seu documento com as respostas pré-fabricadas, você pode criar um fluxo de conversa padrão para saber o que responder em que ponto da venda, existem algumas ferramentas  que permitem que você faça isso de forma fácil e intuitiva.

Como você tem seu fluxo e suas respostas pré-feitas, agora você pode programar respostas rápidas na seção de ferramentas de negócios do WhatsApp Business, isso significa que com uma palavra-chave você pode enviar um texto pré-programado, que por sua vez se torna um tempo valioso para chegar para mais pessoas.

Crie protocolos para diferentes tipos de conversas, ou seja, desde que você tenha seu fluxo de conversação à venda, você também deve ter um protocolo para saber o que fazer quando um potencial cliente não lhe responder, quanto tempo deve ser seguido e que tipo de seguimento -pra cima? quando alguém está reclamando com raiva, quando é o serviço pós-venda, e assim por diante.

Mostre seus produtos ou serviços com o WhatsApp Business

Da mesma forma, na seção de ferramentas do WhatsApp Business você pode criar catálogos com imagens, preços, links de pagamento, gifs animados ou links para vídeos do YouTube. Isso pode ser feito até no seu grupo de vendas, para te ajudar a faturar ainda mais e engajar seus novos clientes.

Use listas de transmissão com o WhatsApp

Novamente na seção de ferramentas do WhatsApp Business para a empresa, você pode criar rótulos e rotular seus clientes e clientes em potencial, dependendo de suas necessidades no processo de vendas ou serviço, e uma vez que esses rótulos tenham sido criados, você pode criar listas de distribuição para enviar mensagens específicas para listas de pessoas. Isso não funciona como um grupo em que todos têm acesso ao que todos escrevem naquele grupo, mas o uso dessa lista permitirá que você envie mensagens individuais para uma lista específica de pessoas, dependendo de sua posição no serviço ou no processo de venda.

Lembre-se de informar como cancelar a assinatura dessas listas, pois se forem informações que incomodam uma pessoa, podem marcá-lo como spam.

Use o status do WhatsApp para grupos de vendas

Compartilhe conteúdo, mostre seus produtos, use storytelling, que gere fidelidade, confiança, presença de sua marca e novas vendas.

Muitos consultores para o mesmo número WhatsApp Business

Claro que pode, são ferramentas pagas, mas muito úteis se o tamanho do seu negócio já exigir, lembre-se de usar APIs oficiais do WhatsApp reconhecidas pelo Facebook.

Lembre-se de não usar ferramentas não reconhecidas pelo Facebook, pois elas podem desativar sua conta do WhatsApp.

Pagamentos pelo WhatsApp

Existem muitas plataformas para receber pagamentos por meio de links, esses links podem ser usados ​​diretamente nas suas conversas do WhatsApp Business para fechar suas vendas e são incrivelmente versáteis, permitindo que você faça pagamentos em dinheiro, cartão de crédito ou débito ou transferências interbancárias, WhatsApp Pay, PIX, e mais, você só precisa vincular a plataforma escolhida à sua conta bancária e pronto.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário