Antecipação de vendas na Cielo, como funciona?

Em Tipos de máquinas de cartão por André M. Coelho

Enquanto a maioria das empresas iniciantes lutam para encontrar clientes, parece que você está com esse problema. Agora tudo que você precisa fazer é encontrar um lugar para esconder seu dinheiro. Embora você não precise de nenhuma licença especial ou permissão para começar a aceitar dinheiro de clientes, há algumas noções básicas de negócios que você deve conhecer, especialmente se você passou a aceitar pagamentos de cartão pela Cielo e quer começar a antecipar suas vendas.

A conta corrente ou poupança para o adiantamento da Cielo

Se estiver operando o seu negócio com o seu próprio nome, você pode pedir aos seus clientes que paguem seus cheques diretamente a você e depositá-los em sua conta corrente ou poupança. No entanto, se você está começando a aceitar cartões de crédito por algum dos produtos ou serviços oferecidos pela Cielo, primeiro é necessário configurar uma conta bancária e conectar à seu sistema da Cielo para poder receber seus adiantamentos ou antecipações.

Leia também

O que é a antecipação de recebíveis da Cielo?

A antecipação de recebíveis, antecipação de vendas ou adiantamento da Cielo é um serviço oferecido pela operadora de máquinas de cartões de crédito para que empresas e vendedores possam receber valores futuros de pagamentos de crédito à vista e parcelados, cobrando por isso uma tarifa extra de seus clientes. Através desse serviço, empresas e vendedores podem obter maior liquidez e fluxo de caixa emergencial para seus negócios com rapidez, mesmo que tenha um custo extra.

Tome cuidado: recomendamos um bom planejamento financeiro para evitar as antecipações. Dessa maneira, você economiza e terá, rapidamente, mais dinheiro no caixa.

Antecipação da Cielo

Use a antecipação da Cielo para receber seu dinheiro mais rápido, mas não se esqueça de que será cobrado por isso. (Foto: echeck.org)

Tipos de antecipação de vendas na Cielo

A antecipação de recebíveis da Cielo pode ser programada ou avulsa.

Antecipação programada Cielo

Na antecipação programada, o vendedor pode agendar a antecipação das vendas, recebendo os valores diariamente.

Antecipação avulsa Cielo

Pode ser realizada a qualquer momento, quando for necessário dinheiro em caixa. Quando solicitado até as 14 h, o dinheiro é recebido no mesmo dia. Caso contrário, o dinheiro cairá no dia seguinte.

Como solicitar a antecipação de vendas? Quais as taxas cobradas?

Para fazer a antecipação, basta entrar em contato com a Cielo pelo portal online, pelo aplicativo da Cielo ou pela Central de Antecipação de vendas, pelos telefone 3003 8472 (todas as localidades) e 0800 727 8472 (exceto capitais e ligações pelo celular), de segunda a sábado (exceto feriados nacionais, do estado e do município de SP), das 8h às 18h.

A antecipação de pagamentos é isenta de IOF para vendas realizadas a crédito. O valor a ser cobrado para o recebimento vai depender do prazo das vendas. O valor cobrado começa em 3,25%, mas varia de acordo com o segmento do negócio e o valor que será antecipado.

Vale a pena pedir a antecipação de vendas pela Cielo?

Depende. Sabemos que muitas empresas podem passar por urgências de fluxo de caixa. Nessas situações, a antecipação de vendas pode ser uma opção ao invés de pegar um empréstimo caro em um banco ou instituição financeira. Porém, por conta dos custos envolvidos, pode ser um prejuízo fazer esse tipo de transação, principalmente se fizer com frequência.

Nossa recomendação é evitar ao máximo esse tipo de antecipação e só fazer em casos urgentes. Depois de ter solicitado uma, é bom refazer o planejamento financeiro da empresa para impedir que isso ocorra novamente. Se usar essa ferramenta com muita frequência, pode ser um sinal de que seu negócio precisa ser revisto com urgência.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário