Como aceitar PIX pela máquina de cartão?

Em Problemas em máquinas de cartão por André M. Coelho

O sistema de pagamentos PIX permite a primeira vez que os pagamentos de dinheiro, contas, boletos, bem como impostos e taxas de serviço (como a emissão de passaporte, por exemplo) – em tempo real. Os brasileiros agora poderão pagar e enviar fundos 24 horas por dia, 7 dias por semana (incluindo feriados), por meio de bancos móveis, bancos on-line e caixas eletrônicos e entre indivíduos e organizações.

Todos os que tem máquinas de cartões hoje podem já ativar o sistema PIX em suas maquininhas. Vamos mostrar como ativar o PIX na sua máquina de cartão na prática.

Leia também

Como funciona o PIX?

Conforme anunciado pelo BCB, os pagamentos do PIX serão ativados por meio de:

Códigos QR: usando o mobile banking ou aplicativos de carteiras digitais, selecione Pagamento PIX e digitalize o código QR fornecido. Os dados de pagamento são exibidos para o usuário concordar e confirmar o pagamento.

Chave PIX: selecionando o tipo de chave de endereço que identifica o receptor, como número de telefone celular, e-mail, CPF/CNPJ, ou uma chave aleatória. Depois que os dados do receptor aparecerem na tela do smartphone, o usuário poderá tocar na confirmação.

Pagamentos por proximidade: conectando -se ao PIX por meio de tecnologias que permitem a troca de informações por proximidade, como a tecnologia NFC.

Manualmente: o preenchimento das informações é um dos modelos menos populares, mas também disponível no novo sistema.

Os consumidores brasileiros estão acostumados a aguardar uma confirmação de pagamento até 24 horas. O PIX acelera as transações on-line não apenas para os benefícios dos usuários, mas também para as empresas de comércio eletrônico, pois a solução será exibida na página de check-out, reduzindo significativamente o tempo de espera para confirmações e entrega do pedido.

Aceitar PIX com maquininha

Sua maquininha precisa apenas ser ativada e cadastrada para poder aceitar pagamentos por PIX. (Imagem: BC)

Como aceitar PIX pela máquina de cartão?

Devido às características dependentes e rápidas desse novo sistema, ele se transformou no sistema preferido do Brasil para transferências ponto a ponto.

Os comerciantes que operam com máquinas de cartão podem aceitar PIX facilmente, cadastrando suas chaves PIX no menu da máquina de cartão, pelo aplicativo de sua máquina de cartão, ou pelo site da sua máquina de cartão.

Os passos abaixo indicam como fazer isso de forma fácil:

Passo 1: Acesso ao menu PIX

No seu app, site, ou máquina de cartão, procure um menu com a opção “PIX”.

Passo 2: Pegue sua chave PIX

Pegue a chave PIX de sua conta bancária para receber os pagamentos por PIX.

Passo 3: Cadastre a chave PIX

Cadastre sua chave PIX no menu escolhido.

Passo 4: Passe a aceitar PIX

Pronto! Quando seu cliente optar por um pagamento PIX, escolha no menu da sua maquininha e assim que ele pagar, o dinheiro irá direto para sua conta com a chave PIX.

O que esperar das vendas por PIX?

Como qualquer nova infraestrutura financeira, esse sistema de pagamento revolucionário levanta algumas questões sobre regulamentação, impostos, comportamento do usuário e integrações técnicas. Ao considerar alavancar essa nova oportunidade de pagamento, você deverá estudar para preencher quaisquer lacunas de conhecimento e questões importantes com seu parceiro de confiança no local com antecedência para adotar a nova solução de pagamento PIX.

A partir de agora, apenas as instituições de pagamento autorizadas pelo BCB poderão liquidar transações diretamente na plataforma PIX. Portanto, os comerciantes precisarão se integrar direta ou indiretamente aos agentes locais para permitir o processamento de pagamentos através do PIX.

E lembre-se, se tiver qualquer dúvida, deixe nos comentários e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário