Esqueci a senha do cartão: como recuperar?

Em Problemas em máquinas de cartão por André M. Coelho

Se você esqueceu a senha do seu cartão de crédito ou débito, é possível recuperar ou mudar sua senha. Não é preciso desesperar, nem ter muita pressa. Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para recuperar ou mudar sua senha hoje em dia. Vamos falar sobre algumas delas para que você possa voltar a usar seu cartão o quanto antes.

Serviços online de senha do cartão

Muitos bancos e instituições financeiras oferecem a opção de recuperar ou mudar a senha através do aplicativo para Android ou iOS ou pelo internet banking. Você precisa fazer login na sua conta do app ou internet banking e procurar a opção de senha do cartão, ou segurança -> senha do cartão.

Leia também

Para alguns bancos ou instituições financeiras, poderá ser necessário receber uma mensagem SMS ou ir até um caixa eletrônico para confirmar a mudança de senha.

Recuperar senha do cartão pelo SAC

Você pode ligar para o SAC do seu cartão de crédito ou débito. Nas opções, vá para as opções de cartões ou segurança. O atendimento automático pode ditar a senha nova, enviar uma senha nova para seu telefone ou email, ou enviar uma senha nova pelos correios. Esta última opção, no entanto, é a mais demorada, e pode valer mais a pena escolher outra opção mais rápida, como ir diretamente ao gerente da instituição financeira.

Nova senha do cartão no caixa eletrônico

Ir até o caixa eletrônico é uma solução também rápida. Você deve inserir seu cartão no caixa eletrônico de sua instituição financeira, e procurar pela opção de segurança e/ou senha. Navegue no menu e use as opções para poder gerar uma nova senha. Gere uma senha que seja mais fácil de memorizar, ou espere o caixa eletrônico imprimir sua nova senha. Guarde e memorize o quanto antes, e não compartilhe com ninguém sua senha.

Senha de cartão

Caso esqueça ou erre a senha de cartão, é fácil consertar o problema. (Foto: MyPrepaidCenter)

Fazer a senha do cartão com o gerente

Caso as opções acima não funcionem, você pode ir até sua instituição financeira e conversar diretamente com o gerente. O gerente poderá gerar uma senha nova para seu cartão de crédito ou débito.

Novamente, recomendamos que você gere uma senha que seja fácil de memorizar.

Como memorizar a senha do cartão?

Há diferentes técnicas para usar e memorizar sua senha, evitando correr o risco de esquecer sua senha.

1. Soletre uma palavra com os números

Se você olhar para o teclado de um telefone, verá letras abaixo dos números. 2 é ABC, 3 é DEF, 4 se GHI e assim por diante. Então, por que não soletrar uma palavra memorável em chaves? Por exemplo, se Paris for sua cidade favorita, seu PIN seria:

7 (PQRS), 2 (ABC), 7 (PQRS), 4 (GHI), 7 (PQRS). Simples!

2. Subtraindo ou adicionando dígitos a senhas memorizáveis

Vamos imaginar que você queira que seu aniversário seja sua senha, digamos, 14 de abril ou 0414. Um hacker provavelmente saberá sua data de aniversário pelos seus perfis de mídia social. Portanto, você pode escolher adicionar ou subtrair números ao seu alfinete. Por exemplo, se você adicionar +2 a cada dígito, sua nova senha seria 2636, o que seria aleatório o suficiente. Ou você poderia -3 para cada, levando a 7181, novamente seguro. Agora, você só precisa se lembrar do número que adicionou ou subtraiu da sua senha.

3. Conecte os números às pessoas que você conhece

Semelhante ao anterior, você pode combinar números para criar uma nova senha que aparecerá aleatória. Vamos usar seu aniversário (0414 novamente) e o aniversário de sua mãe (1219).

Você pode adicioná-los diretamente para obter 1633 ou adicionar cada dígito (por exemplo, 0 + 1, 4 + 2 etc.) para obter 1623. Neste exemplo, o par final 4 e 9 = 13, e pegamos o 3.

4. Transforme em números sua música ou filme favorito

Usando o truque de letras do teclado anterior, você pode criar uma senha fácil de lembrar. Portanto, se sua música favorita é Kiss from a Rose do Seal, sua senha seria 5 (JKL), 3 (DEF), 2 (ABC), 7 (PQRS).

Se você gosta do Senhor dos Anéis, seu PIN seria 5 (JKL), 6 (MNO), 8 (TUV) 7 (PQRS).

5. Divisões de números

Por que não pegar o ano em que você nasceu e o ano em que um ente querido nasceu? Portanto, 1996 e 2001 podem ser 1920 ou 9601, por exemplo. Ou você pode usar os números de seus jogadores favoritos e frases que misturam os nomes deles com idades imaginárias: Messi tem 10 anos, Ronaldo tem 7, então sua senha seria 1007.

Esperamos que esses exemplos lhe deem algumas idéias para criar um código de senha memorável que você não pode esquecer. Deixe-nos saber se você tem alguma dica própria!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário