Atendimento de empresas: como funciona?

Em Como pedir máquina de cartão por André M. Coelho

O atendimento ao cliente é a interação direta entre um consumidor que faz uma compra e um representante da empresa que está vendendo. A maioria dos varejistas vê essa interação direta como um fator crítico para garantir a satisfação do comprador e incentivar negócios repetidos.

Mesmo hoje, quando muitos atendimento ao cliente é tratado por sistemas automatizados de autoatendimento, a opção de falar com um ser humano é vista como necessária para a maioria das empresas. É um aspecto fundamental da gestão de clientes.

O que é uma central de atendimento?

O atendimento ao cliente é a interação entre o comprador de um produto e a empresa que a vende.

Leia também

Bom atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso do negócio, garantindo um cliente de lealdade de uma marca de cada vez.

Inovações recentes se concentraram em automatizar sistemas de atendimento ao cliente, mas o elemento humano é, em alguns casos, indispensável. É aqui que entram as centrais de atendimento, permitindo que muitos clientes possam ser atendidos ao mesmo tempo.

Atendimento da empresa ao cliente: como encontrar?

Nos bastidores da maioria das empresas são pessoas que nunca se encontram ou cumprimentam as pessoas que compram seus produtos. Os representantes de atendimento ao cliente são os que têm contato direto com os compradores. As percepções dos compradores da empresa e do produto são moldadas em parte por sua experiência em lidar com essa pessoa. Por esse motivo, muitas empresas trabalham duro para aumentar seus níveis de satisfação do cliente.

Para encontrar o atendimento ao cliente da empresa que você precisa, digite no Google “Atendimento empresa X”, “SAC empresa X”, ou “Fale conosco empresa X”, trocando X pelo nome da empresa.

Se você já tem o app da empresa ou conhece o site, procure uma das seguintes seções:

Empresas referência em atendimento para a satisfação do cliente

Durante décadas, as empresas em muitas indústrias buscaram reduzir os custos de pessoal automatizando seus processos até a maior extensão possível.

No atendimento ao cliente, que liderou muitas empresas a implementar sistemas online e por telefone que responderam quantas questões ou resolver tantos problemas que puderem sem uma presença humana.

Mas no final, há questões de atendimento ao cliente para as quais a interação humana é indispensável, criando uma vantagem competitiva.

A Amazon é um exemplo de uma empresa que está fazendo tudo o que pode automatizar uma operação vasta e complexa. E mesmo assim, a Amazon ainda oferece atendimento ao cliente 24 horas por telefone, além de serviços de e-mail e ao vivo.

As empresas mais bem-sucedidas reconhecem a importância de fornecer um excelente atendimento ao cliente. Interação cortês e empática com um representante de atendimento ao cliente treinado pode significar a diferença entre perder ou retirar um cliente.

O serviço ao cliente deve ser um processo único para o consumidor sempre que possível.

Atendimento ao consumidor

Consiga encontrar o atendimento ao consumidor para receber o melhor serviço possível. (Imagem: divulgação)

Como fazer um bom atendimento ao cliente?

Proprietários de pequenas empresas de sucesso entendem a necessidade de bom atendimento ao cliente instintivamente. Negócios maiores estudam o assunto em profundidade e têm algumas conclusões básicas sobre os principais componentes:

Atenção oportuna a questões levantadas pelos clientes é crítica. Exigindo que um cliente espere na fila ou se sentar em espera põe uma interação antes de começar.

O serviço ao cliente deve ser um processo de passo único para o consumidor. Se um cliente chama por ajkuda, o representante deve sempre que possível seguir o problema até sua resolução.

Se um cliente deve ser transferido para outro departamento, o representante original deve acompanhar o cliente para garantir que o problema tenha sido resolvido.

Algumas das expectativas de trabalho no atendimento ao cliente

Os representantes de atendimento ao cliente devem ser acessíveis, conhecedores e corteses. Eles exigem excelentes habilidades de audição e uma disposição para falar através de uma resolução. O treinamento em resolução de conflitos pode ser benéfico.

Habilidades de língua fortes são importantes. Para a equipe do telefone, isso significa falar claramente e lentamente, mantendo um comportamento calmo, mesmo que o cliente não faça.

A má gestão pode desativar qualquer operação de atendimento ao cliente. Um par de dicas importantes para o atendimento aos clientes incluem:

Certifique-se de que seus representantes de atendimento ao cliente estejam totalmente informados e tenham as informações mais recentes e os produtos e políticas da empresa.

Avalie periodicamente a experiência do atendimento ao cliente que você está fornecendo para garantir que seja um ativo para a empresa.

Considere a realização de pesquisas regulares para dar aos clientes a chance de fornecer feedback sobre o serviço que recebem e sugerem áreas para melhoria.

Serviços móveis de atendimento ao cliente

Nos últimos anos, os estudos de atendimento ao cliente centraram-se na criação da experiência online perfeita.

O primeiro e mais difícil fator é a multiplicidade de canais. Os clientes de hoje esperam obter serviço através de qualquer aplicativo ou dispositivo que eles usem no momento. Esse pode ser um dispositivo móvel ou um laptop, um site de mídia social, aplicativo de texto ou bate-papo ao vivo.

Mais uma vez, o foco tem sido em embalagem de conteúdo e recursos relacionados que são projetados para autoatendimento. Analytics de dados cada vez mais sofisticados também estão sendo usados para identificar clientes insatisfeitos ou de baixo engajamento.

Mas, como sempre, os aplicativos de atendimento ao cliente mais eficazes precisam incorporar contato humano, mesmo se for como último recurso.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Após ouvir relatos de seus clientes empresariais, André percebeu que existia o receio de aceitar cartões por motivos variados, desde custos até não saber como funcionava uma máquina de cartão. Sendo especialista em finanças e educador financeiro com mais de 300 horas em cursos, André decidiu escrever sobre as máquinas de cartão para ajudar seus leitores e os vendedores que querem entrar neste mundo dos cartões de crédito e débito.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Maquininha não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário